Formatura de Gabinete

Formatura de Gabinete

Formatura de gabinete é aquela em que o aluno faz sua colação de grau sem a pompa e a circunstância da formatura, digamos, tradicional, realizada em salão de atos, e que hoje em dia assume cada vez mais ares de superprodução. Meu filho, corrosivo, afirma que a formatura de gabinete é “formatura de pobre”. Como se ele fosse rico, talvez.

Esta semana enfrentei a minha formatura de gabinete, do meu grau de licenciado em História. Aconteceu na terça-feira, iniciando às 15 horas.

Em tese, a formatura de gabinete é um momento menos formal que a formatura em salão de atos, como já dissemos acima, mas continua sendo uma formatura. Assim, eu apareci acompanhado pelo meu filho e por minha irmã. E havia dezenas de colegas na tal formatura de gabinete referente às colações de grau de licenciatura e de bacharelado em História e em Filosofia ali. Muitos dos colegas formandos vieram sozinhos. Mas vários outros vieram acompanhados de pais, mães, talvez avôs e avós, mais namorados, namoradas, cônjuges, todo um séquito de acompanhantes.

A sala, que poderia ter se mostrado adequada para o evento, logo se degradou. Os pequenos aparelhos de ar-condicionado não davam vencimento de renovar o ar e ventilar a sala. A temperatura aqui em Porto Alegre devia estar pouco acima de 30oC . A sala lotou, e alguns dos formandos e seus parentes ou acompanhantes foram obrigados a assistir a formatura em pé.

Felizmente era uma formatura de gabinete, e o vice-presidente do instituto que dirigia a cerimônia, dada a precariedade da situação, solicitou encarecidamente aos alunos que fizessem sua colação de grau que se retirassem da cerimônia.

E assim foi. Primeiramente foram chamados os alunos que faziam a colação de grau no bacharelado de História. A seguir os que faziam a colação de grau na licenciatura de História, o que me incluía. Como a letra inicial de meu primeiro nome é a 10a., às 15 h 30 min, a cerimônia já havia acabado para mim.

Saímos. Minha irmã foi para a casa dela, e eu e meu filho fomos jogar boliche.


Este texto foi publicado originalmente no Voltas em Torno do Umbigo, em 28 de janeiro de 2009

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!