Diário – Leituras – Gen – Pés Descalços



No original japonês: “Hadashi no Gen”, ou a versão em inglês: “Barefoot Gen”.

A leitura de Santo Agostinho e suas Confissões ganhou uma pequena pausa por conta dos livros da história em quadrinhos “Gen – Pés Descalços”1 que meu filho arranjou emprestado. Nos dias de hoje, uma história em quadrinhos em quatro volumes, com a complexidade mostrada para contar a história de Gen seria pomposamente chamada de “graphic novel”. Eu continuo chamando de história em quadrinhos, o que não é nenhum demérito.

Gen é o personagem protagonista dos livros. Um menino que deve ter entre 10 e 12 anos de idade, com um pai artesão, dois irmãos, uma irmã, e uma mãe nos últimos dias de gravidez de mais uma criança. Os livros contam sobre o Japão, e especificamente sobre Hiroshima desde os últimos dias da Segunda Guerra Mundial no Pacífico, passando pelo bombardeio atômico de Hiroshima, e o final da Guerra. O autor, Keiji Nakazawa, mostra as privações que a população japonesa enfrentava por conta da guerra, o espírito marcial que tomava conta de parte dessa população, e a máquina de propaganda do governo japonês que alimentava a ideia de vitória final na guerra, mesmo enquanto as forças armadas japonesas recuavam em todas as frentes, e cidade após cidade japonesa ia sendo bombardeada pela força aérea dos Estados Unidos.

A série de livros é recomendada por quadrinistas consagrados, como Art Spigelman e Robert Crumb. Ela me havia sido recomendada por alguém, quando estive lendo o mangá “Hiroshima”2, de Fumiyo Kouno, e comentei sobre este último. É uma obra excelente para denunciar os horrores da guerra, e o horror de um bombardeio atômico. Como já disse, Nakazawa desenvolve uma história complexa, com momentos de tremenda dramaticidade, momentos de choque, e algumas cenas de humor.

A edição que estou lendo é de 2001, e me pareceu que os livros atualmente estão fora de catálogo no Brasil. Em inglês há edição disponível.




28/03/2011.






1A história está distribuída por quatro volumes: NAKAZAWA, Keiji. Gen - Pés Descalços, Uma História de Hiroshima. São Paulo: Conrad Editora, 2002; NAKAZAWA, Keiji. Gen - Pés Descalços, O Dia Seguinte. São Paulo: Conrad Editora, 1999; NAKAZAWA, Keiji. Gen - Pés Descalços, A Vida Após a Bomba. São Paulo: Conrad Editora, 2001; NAKAZAWA, Keiji. Gen - Pés Descalços, O Recomeço. São Paulo: Conrad Editora, 2001.
2KOUNO, Fumiyo. Hiroshima, A Cidade da Calmaria. São Paulo: Editora JBC, 2010.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!