Fim da História

Fim da História

Neste final de 2010 chegou também ao fim meu ciclo na faculdade de História.
Minha aplicação aos estudos foi leve. Tão leve que o curso, inicialmente programado para ser concluído em 10 semestres, ou cinco anos, foi terminado após em 17 semestres. 8 anos e meio!

Mas a realidade é que estudar História me deixava satisfeito. A maior parte do tempo eu me sentia feliz de estar ali, aprendendo coisas novas, algumas vezes trocando ideias, discutindo um ou outro ponto de vista a respeito de qualquer evento, ou processo.

Tanto que após os tais 17 semestres levados para concluir a licenciatura, fiquei por mais 4 semestres para obter a graduação do bacharelado em História.
Verdade que, após a conclusão da licenciatura, houve alguns momentos de vacilação. De questionar se valia a pena continuar para obter uma nova graduação na mesma faculdade. Mas comparativamente ao que já havia sido feito, mais quatro semestre pareceram pouco, e acabaram por ser vencidos também.

Contudo 21 semestres não são pouca coisa. Mais de 10 anos! Cumpridas todas as atividades necessárias à nova colação de grau, o sentimento foi de algo como uma orfandade, um choque! A felicidade do cumprimento de uma etapa, a tristeza pelo final desta etapa. O desejo era de ficar alguns meses em casa. Descompressão... Infelizmente (ou felizmente) a vida não para. E as outras atividades cotidianas cobram a nossa atenção.

A História terminou. Que bom que terminou! Que pena que terminou!





22/12/2010

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!