José Alencar, Um Grande Brasileiro

José Alencar, Um Grande Brasileiro

Faleceu ontem o ex-vice-presidente da república, José Alencar.

Era um homem que há tempos lutava contra diversos tumores que iam surgindo em seu corpo. Ontem, afinal, os tumores prevaleceram. E chamou a atenção no caso que o desenrolar dos fatos tenha se dado tão rápido.

José Alencar lutava contra sua doença em praça pública. Pelo noticiário era possível acompanhar suas internações, as intervenções cirúrgicas que sofreu, novas internações, tratamentos experimentais, etc. E, em geral, parece que ele aparecia sempre sorrindo para as câmeras, enfrentando o câncer com resignação, quase galhardia.

Nesse aspecto, e por conta de sua luta contra a doença desde os anos 1990, eu imaginava que ele ficaria vários dias internado antes de sucumbir. Não foi o caso. Ontem, por volta de uma da tarde, alguém comentou comigo que o ex-presidente havia sido internado novamente, e que os médicos diziam que o caso era grave, e que fariam apenas o possível para aliviar seu sofrimento. Cerca de duas horas mais tarde, outra pessoa avisou que havia visto a notícia do falecimento de José Alencar.

Se não investigarmos, o que podemos dizer de José Alencar? Pelo noticiário sabemos que foi um grande empresário, verdadeiro “self-made man”, que iniciou com um pequena lojinha e se tornou grande industrial. Após ter se consolidado como empresário se lançou na carreira política, onde se elegeu como senador pelo estado de Minas Gerais, e formou a chapa presidencial com Lula para as eleições de 2002. Eleito vice-presidente, foi leal ao presidente durante os dois mandatos, embora fosse um crítico contumaz da política de juros altos do governo de que participava.

Teve um caso mal explicado de um pedido de paternidade, no qual se negou a realizar um teste de DNA, e é o que poderia ser dito como possível mácula, nessa sua vida pública.

Mas o fato de ter ajudado a eleger um presidente, em um governo que se tornou extremamente popular, ter tido uma história pessoal de superação, e mantido uma longa luta contra a enfermidade, como eu já disse, em praça pública, lançam sobre ele uma aura muito mais benigna que qualquer outra coisa.
É por isso que no título deste texto ele foi chamado de “um grande brasileiro”.




30/03/2011.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!