A Musa do Carnaval

A Musa do Carnaval

Cena 1: No final da tarde daquela quarta-feira Ludwig caminhava pela Rua da Praia com a intenção de voltar para casa. Quando estava na altura da esquina com a Uruguai, começou a ouvir uma batucada: "tum-dum, ski-dum, tum-dum"... Taróis, surdos, ... Normal. Era quarta-feira de vésperas dos Carnaval. neste ano o Carnaval caiu tarde, quase no outono. Ludwig pensou como tinha sido importante ler num livro sobre a Idade Média, que naquele tempo, a Idade Média, a Igreja Católica determinou que a Páscoa seria comemorada no primeiro domingo após a primeira lua cheia que surgisse após 15 de março. Determinada a data da Páscoa era só contar 40 dias antes e determinar o Carnaval. Simples.
Como era quarta-feira, às vésperas do Carnaval, Ludwig pensou que talvez fosse um bloco se apresentando por ali. Estaria Porto Alegre copiando os blocos do Rio de Janeiro que desfilam e espalham a batucada por diversas partes daquela cidade no período carnavalesco?

Ludwig alcançou a batucada em frente à Galeria Chaves. Bem, não dava para dizer que era um bloco de carnaval. Havia uma meia dúzia de músicos, talvez uma dúzia de meninas rodopiando no calcadão. Um pouco mais à frente uma porta-estandarte liderava, por assim dizer, aquele pequeno cortejo. As passistas rodopiavam e ofereciam brindes aos passantes.

Cena 2: No dia seguinte logo após chegar para trabalhar, o pessoal do departamento de recursos humanos, como da comissão de prevenção de acidentes em atividade por ali. O pessoal estava distribuindo brindes aos funcionários. Uma ação preventiva, pré-carnaval.

Ludwig ficou então certo que, para ele, ela seria a musa daquele carnaval de 2011. Na verdade uma musa manjadíssima. Já vista e anunciada na TV e no rádio há muitos carnavais. Mas nunca Ludwig vira um, vá lá, bloco de carnaval nas ruas do Centro de Porto Alegre, com estandarte e tudo, apenas para ela. Nem vira, que ele pudesse lembrar, o pessoal do RH empenhado com a divulgação dela.

Para Ludwig, de fato, a musa daquele Carnaval de 2011 seria a camisinha.



03/03/2011.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!