Expo Shanghai GP3 Pan Film no Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa

Expo Shanghai GP3 Pan Film no Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa

Está acontecendo até o próximo dia 28, no Museu de Comunicação Social Hipolito Jose da Costa, na Rua dos Andradas, vulga Rua da Praia, no número 959, a exposição fotográfica, do título acima, promovida pelo coletivo de fotógrafos Baita Profissional, aqui em Porto Alegre.

A historinha contada é a seguinte: os fotógrafos encontraram no sítio de leilões Ebay um filme chinês, preto e branco, de médio formato, que lhes era totalmente desconhecido, o Shanghai GP3 Pan Film, pelo equivalente a cerca de quatro reais o rolo. Encomendaram um lote, e cada fotógrafo o usou para compor as imagens que melhor lhe aprouvesse.

Parte do resultado esta exposta na Museu. Mas há também uma versão da exposição na Internet.
A influência da China, origem do tal filme, está presente de maneiras variadas e sutis na exposição. Mas, como eles mesmos dizem, apesar da origem chinesa, e do nome da marca do filme, não há fotos de Xangai na Expo Shanghai.

A exposição é variada. Composições interessantes como as montagens panorâmicas de Fabrício Barreto, ou fotos divertidas como as "manequins" de Tamires Kopp, além da evocação de movimento no parque de diversões retratado por Ricardo Chaves. E, claro, há outros "baitas profissionais" em exposição.

Valem as visitas, tanto à exposição na Internet, quanto ao Museu, que tem entrada franca.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Bárbara Sanco partiu na Semana Santa

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos