26 Graus em um inverno que ainda não disse a que veio

26 graus Celsius no ClicRBS, 28 graus Celsius no Weather Channel. Então estamos assim, numa segunda-feira que poderia tranquilamente ser chamada de outono, ou mesmo de primavera. Tivemos um final de semana com dois dias lindos e aprazíveis. Quem pôde ir para praças e parques aproveitou.

Até agora não houve nenhuma frente fria que assustasse nestas duas semanas de inverno, ou nos meses de outono. Sim, porque frio de assustar é quando a temperatura cai abaixo de 10 graus Celsius. Não estou certo que tenhamos tido muitos dias assim.

Além disso, este ano quase não ouvimos notícias sobre a gripe A (ou gripe suína), a peste que nos atormentou no inverno de 2009. Não sei se isto é efeito de massiva campanha de vacinação contra a tal gripe, ou se no ano passado os veículos da grande mídia estavam interessados na peste e neste ano não estão mais. Fato é que em 2010 a gripe A não assusta como antes.

Não sei porquê, mas quando penso no inverno de Porto Alegre, me lembro do outono da Nova Inglaterra tal qual retratado no filme Perfume de Mulher(aquele em que o Al Pacino faz um coronel da reserva cego, mas que fica sentindo os aromas dos perfumes das mulheres que passam por ele). Pois é, se não estou enganado, o filme se passa durante o outono na Nova Inglaterra. E o outono da Nova Inglaterra parece muito mais frio que o inverno de Porto Alegre. Complexidades do mundo...

Hoje é 5 de julho. O inverno de 2010 tem mais uns 75 dias para dizer a que veio...

05/07/2010.


Texto publicado em 5 de julho de 2010, no Voltas em Torno do Umbigo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!