Diário - Leituras - A História




Estou lendo "A História", ou, como diz o sub-título, "A Bíblia contada como uma só história do começo ao fim".

E se trata de uma seleção de trechos da Bíblia, de forma a tornar a leitura mais fácil e mais rápida. Para ligar, ou preencher o vácuo dos trechos excluídos, há pequenas narrativas, ou explicações. Mas a maior parte do livro são mesmo seleções de trechos da Bíblia, neste caso, na versão da Editora Paulus, isto é, a versão que no Brasil é chamada de "A Bíblia de Jerusalém". É uma versão de uma compilação produzida pela Editora Zondervan, que, nos Estados Unidos produz literatura evangélica. Aqui no Brasil, saiu pela Editora Sextante, que é mais conhecida por livros de auto-ajuda. Uma das coisas curiosas a respeito desta publicação é que quem organizou a obra teve pudores de não se revelar. Como se ninguém tivesse sido responsável pela escolha dos trechos selecionados.

Vivemos tempos de obras facilitadoras aos potenciais leitores. Estão aí as coleções de livros que tratam de vasta gama de assuntos em séries como a "for dummies" ("dummy" é uma palavra rica em significados, e pode ser traduzida, entre outras coisas, como "atrasado", "lento",...), ou a "the complete idiot's guide to" ("O guia do perfeito idiota para ..."). Talvez "A História" seja algo desse tipo. Você não lê toda a Bíblia, mas pode dizer que "conhece a essência ou a base".

OU talvez não seja isso. Talvez seja mesmo um esforço da Editora Zondervan, e da Sextante aqui no Brasil, para que as pessoas possam ler pelo menos trechos da Bíblia. É bem possível que uma editora que publica livros evangélicos queira fazer justamente isto.

De qualquer maneira, estou gostando. Estou pela página 130, e já se foi todo o Pentateuco (ou a Torá, isto é, os cinco primeiros livros da Bíblia), mais Jó, Josué, Juízes e Rute. Se estivesse dedicando o mesmo esforço de leitura para ler a versão integral da Bíblia, tenho dúvidas se eu já teria concluído o primeiro livro, o Gênesis.




A História - a Bíblia contada como uma só historia do começo ao fim. Rio de Janeiro: Sextante, 2009.




15/07/2011.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!