Diário - Leituras - A Vida Focada, de Richard S. Hipps

Diário - Leituras - A Vida Focada, de Richard S. Hipps



Depois de ler As Confissões, de Santo Agostinho, comecei a ler o livro A Vida Focada, uma tradução bem literal que faço para o livro cujo título original é The Focused Life, do Pastor Richard S. Hipps.

Com a facilidade da Internet nos dias de hoje foi fácil adquirir o livro em versão eletrônica: Cerca de US$ 6, ou pouco mais de dez reais, na Diesel Ebook Store, e "download" imediato.

O livro tem como sub-título "As Beatitudes para o Viver Diário"("The Beatitudes for Everyday Living"), e é uma abordagem sobre o início do Sermão do Monte de Jesus, naquele texto que em português é mais conhecido como "As Bem-Aventuranças", conforme o Evangelho de Mateus 5:3 - 10:

"Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados;
Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra;
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos;
Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia;
Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus;
Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus;
Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus."

O livro está claramente estruturado como a preparação, ou os apontamentos, ou mesmo uma transcrição revisada, de uma série de sermões abordando o tema das bem-aventuranças.

O motivo pelo qual estou lendo o livro é que conheço o Pr. Richard Hipps, e não conhecia este livro dele. O Pr. Hipps é um cidadão dos Estados Unidos e foi missionário aqui na cidade de Porto Alegre, desde meados dos anos 1980 até 1992, quando retornou ao seu país. Aqui em Porto Alegre, ele foi professor no Seminário Teológico Batista, e eu fui seu aluno. Atualmente ele é pastor na Trinity Baptist Church, no Tenessi. Ele já havia escrito outro livro, na década de 1990, chamado "Quando Morre Uma Criança", onde uma série de pais, Pr. Richard incluído, relatam a experiência e a dor de perder um filho, nas mais diversas circunstâncias.

Há imensa variedade de escritos e comentários sobre o Sermão do Monte de Jesus. O livro do Pr. Richard se tornou interessante por conta da sua particularidade. Isto é, o que o Pr. Richard tem a dizer sobre as bem-aventuranças, com tudo o que sabemos sobre o Pr. Richard? Bom, para isso, você vai ter que ler o livro. Mas a minha experiência foi a de quase estar escutando Pr. Richard pregando a partir de seu púlpito, com a pequena diferença que sermões não têm notas de rodapé.

E nesse caso, é exatamente isso. Se pode pensar em oito sermões, em oito domingos, interpretando as Escrituras, e dando palavras de advertência e conforto para sua igreja. Conjugando esta interpretação com a experiência vivida por ele.

Vale a leitura? Vale. E vale ainda mais se você teve condições de conviver com o autor.

O livro foi lido rapidamente, na semana entre 20 e 28 de junho passado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Bárbara Sanco partiu na Semana Santa

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos