Recepção de Formatura


Recepção de Formatura

Friedrich fora convidado para uma formatura. Excepcionalmente ele decidiu que ele iria. Friedrich se declarava um "anti-social", e, de fato, podia-se dizer que ele o era. Dificilmente ele era convidado para qualquer celebração. E nas raras vezes em que era convidado para alguma coisa, dificilmente comparecia.

Contudo, dessa vez, Friedrich decidiu que iria. Era a formatura de uma sobrinha, a qual Friedrich gostava muito. Friedrich tinha muita simpatia pela moça, embora nem pudesse dizer que ela era uma sobrinha "de sangue". Era só por afinidade, mas Friedrich gostava dela mesmo assim. Quase como a uma filha. Ela a vira crescer,e por conta disso achava que tinha alguma afinidade eletiva com a moça.

Como a formatura propriamente dita, no venerando Salão de Atos da UFRGS, era no final da tarde, Friedrich decidiu que só iria à recepção que aconteceria depois da cerimônia de colação de grau, num centro de eventos lá no Parque da Harmonia. Para ir à cerimônia no salão de atos, Friedrich teria que sair mais cedo do serviço, e, possivelmente ir direto do trabalho à formatura, o que não lhe pareceu muito confortável. Acabou sendo uma boa decisão. Soube depois que a empresa de circulação do trânsito de Porto Alegre fez uma blitz na área ao redor da reitoria da UFRGS, guinchando uma série de carros estacionados em área proibida por ali. Um parente de um dos formandos descobriu a ação dos agentes de trânsito, e foi tentar evitar que seu carro fosse, guinchado. Houve bate-boca, até a Brigada Militar foi chamada para acalmar os ânimos, e o tal parente teve que se explicar no plantão policial por desacato à autoridade, além de pagar multa e guincho. Friedrich não descobriu se a tal pessoa conseguiu se desvencilhar de tudo e chegar a tempo na recepção que aconteceu no Parque da Harmonia.

Naquela sexta-feira chuvosa, mas não muito fria do inverno gaúcho, a recepção se daria nesse centro de convenções já citado. Se constituiria de um jantar, seguido de baile, onde os formandos, seus amigos e familiares poderiam confraternizar.

Muito tempo antes, Friedrich estava conversando com colegas de trabalho, e por algum motivo a conversa caiu nos antigos bailes da reitoria da UFRGS. Uma destas colegas comentou que ela nunca pôde ir a um desses bailes da reitoria, mas que eles pareciam muito glamorosos. De fato, eles pareciam muito glamorosos naquelas imagens de arquivo que vez por outra alguma emissora de televisão leva ao ar. As mulheres com seus vestidos longos e os homens de "black-tie", enquanto uma "big band" tocava. A elite da sociedade se encontrava para dançar, numa cidade que devia ter, talvez, um terço de sua população analfabeta.

Esta recepção na qual estava Friedrich não era assim. Gente vestida de todo jeito, exceto de "black-tie". Nem mesmo os garçons vestiam "black-tie" nesta formatura. Parecia mais uma recepção de pobres ou de "classe média baixa". Pense numa festa de casamento assim. Muitas mulheres com vestidos longos, alguns homens de terno, com gravata ou não. Outros homens nem se dignaram a tirar o paletó do guarda-roupas, se vestindo com todo tipo de roupa informal. E de maneira geral, pareceu a Friedrich que em geral as mulheres se vestiam melhor que os homens, com seus variados vestidos. Alguns mais longos, outros mais curtos, alguns mais ousados, outros mais recatados, alguns esvoaçantes e chamativos, outros mais discretos.

Entre os homens da festa, um chamou a atenção de Friedrich. Vestia o chamado traje completo, com colete, camisa clara, gravata, e sapatos de cromo. Este homem, um jovem de seus vinte e poucos anos, além da roupa, claramente tinha feito as sobrancelhas. Provavelmente seria o que hoje é chamado de "metrossexual". Está certo que hoje em dia, parece que há mais lugar para a vaidade entre os homens, mas Friedrich achou as sobrancelhas feitas do rapaz um pouco excessivas...

Quando chegou o momento dos formandos serem anunciados, eles foram aplaudidos com palmas entusiasmadas de amigos e familiares. Vitória, a sobrinha que era o motivo pelo qual Friedrich estava ali vinha entre os eles. Ela vestia um vestido longo vermelho, com sapatos de salto. A cabeleira abundante tinha recebido muitas luzes. Ela lhe parecia deslumbrante.

Friedrich se sentia como se estivesse em estado de graça pela formatura da sobrinha. "Que sentimento é esse?" - Ele pensava consigo mesmo. "Parece um tipo de felicidade, uma comoção. Eu estou feliz pela formatura da Vitória, ou será algum tipo de nostalgia, de quando ela foi menina, ela que agora alcançava um estágio importante na vida?" Certo é que Vitória podia ser considerada adulta em qualquer sentido que se pensasse. Será que Friedrich estava triste porque, talvez pensasse no seu íntimo que a geração de seu filho, estava pronta para assumir seus papéis de direito na sociedade? Talvez fosse um sentimento de nostalgia, pois a formatura da sobrinha indicava, como tantas outras coisas que ele estava ficando mais velho? A maturidade era um sentimento recorrente para ele. Mas havia um porém. Não era apenas tristeza que o rondava. De fato, ele se sentia profundamente feliz e comovido de estar na formatura de sua sobrinha. Ele estava feliz por compartilhar aquele momento.

"Que sentimento é esse?" - Ele pensava consigo mesmo. "Parece um tipo de felicidade!"

Após o anúncio, os convidados foram chamados a se servirem do jantar.

Após o jantar teve início o baile, que se estendeu pela madrugada.






18/08/2011, 22/08/2011.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!