Um Homem Sério


                                                                  
"Um Homem Sério" ("A Serious Man") é um filme dos irmãos Coen realizado em 2009, e exibido nos cinemas brasileiros no início do ano seguinte. Possivelmente foi dos filmes menos vistos destes autores de "Onde os Fracos não têm vez" e "Matadores de Velhinhas". 


O filme começa com prólogo curioso. Em uma comunidade judia da Europa oriental no século XIX, um homem chega em casa, numa noite de nevasca, depois de ter ido à feira vender produtos da família. Ele ficou satisfeito de ter tido ajuda de alguém após a quebra da roda do carrinho da família no trajeto de retorno. Acontece que a esposa diz a ele que tal pessoa não poderia tê-lo ajudado, pois tal pessoa havia morrido algum tempo atrás. Devia ser um "dybbuk", um demônio capaz de se apossar do corpo dos mortos. Acontece que o auxiliador havia sido convidado a tomar uma sopa, por conta de sua ajuda. A esposa então enfia um picador de gelo no peito do convidado, que vai embora indignado, e sangrando.


Então o filme corta para 1967, em Minnesotta, Estados Unidos, e foca em Laurence "Larry" Gopnik. Ele é um professor de física numa universidade local. Ele é o homem sério do título. Responsável, pai de família, frequentador da sinagoga local. E é nisso que o drama com ares de humor negro se coloca. Por que um homem respeitável e trabalhador enfrenta uma série de problemas, tais como a dificuldade de receber o direito de cátedra da universidade; o envolvimento de sua esposa com um outro membro da comunidade, a ponto de querer abandonar Larry e expulsá-lo de casa; a questão do filho, que está no processo no "bar-mitzvá" (que eu imagino ser parecido com o sacramento da crisma na tradição católica), e parece se importar mais em fumar maconha, que com o bar mitzva propriamente dito; seu irmão estar continuamente envolvido com encrencas.


Talvez autores vindos de uma tradição judaica, como é o caso dos irmãos Coen, possam entrar nesses questionamentos de uma maneira melhor que artistas de outras tradições. Por que coisas desagradáveis, para dizer o mínimo, acontecem com alguém que nunca fez mal a ninguém? Na tradição cristã, com seus conceitos de pecado e de graça, é mais difícil fazer uma colocação assim, pois afinal, se começando por Paulo, passando por Agostinho, e chegando a Lutero e Pascal, todos os homens são pecadores, e necessitam da graça de Deus para viverem. Ou seja, todos os homens, são, em algum grau, maus. No caso de Larry Gopnik, em um diálogo que ele tem com um rabino de sua comunidade, lá pelas tantas, surge a pergunta "onde está Hashem nisso?" ("Hashem" é uma das maneiras dos judeus se referirem a Deus). Pois é, onde?


O filme me remeteu de alguma maneira para outro filme, "Crimes e Pecados", de Woody Allen, produzido em 1989. Neste filme a questão que se apresenta é "por que Deus permite que um crime fique sem punição?" São questões que nos atormentam...


Além das questões teológico-filosóficas o filme tem uma bela recriação de época, e vale a pena ser visto. Embora quem estivesse vendo o filme junto comigo não tenha gostado.


18/08/2011.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!