Diário - leituras - Terras Baixas


Diário - leituras - Terras Baixas

Li recentemente o livro "Terras Baixas" ("Netherland"), de Joseph O'Neill.

O livro, publicado em 2008, e traduzido pela editora Alfaguara em 2009, conta a história de Hans van den Broek, um homem originário dos Países Baixos, isto é, para nós brasileiros, da Holanda, que trabalha como analista de investimentos em um banco de Nova York, logo após os ataques às torres gêmeas naquela cidade, no início da década de 2000.

Hans é portanto um imigrante, e o livro trata basicamente de imigrantes, vivendo em Nova York naqueles dias. Ele é originário da Holanda, sua esposa é inglesa. E depois dos ataques, ela decide voltar para a Inglaterra, com o filho pequeno deles, enquanto ele permanece na grande cidade do nordeste dos Estados Unidos.

E para tentar se achar no mundo, após o afastamento da mulher e do filho pequeno, ele se aproxima de um grupo de praticantes de críquete, formado por outros migrantes que vivem na cidade e arredores. Assim, o livro é uma narrativa de migrantes vivendo em Nova York após os ataques de 11 de setembro de 2001, como migrante é o próprio autor, Joseph O'Neill. Só isso para explicar as longas descrições do tal jogo. Entre os praticantes de críquete em Nova York, há pessoas originárias de colônias britânicas no Caribe, e do sul da Ásia, como indianos, paquistaneses e bengalis (originários de Bangladesh).

Um destes migrantes, do qual Hans se torna mais próximo, é Chuck Ramkissoon, originário de Trinidad, aquela ilha na costa da Venezuela que faz parte de Trinidad e Tobago. Um dos motes do romance é justamente a descoberta do corpo de Ramkissoon em um canal ao redor de Nova York. Chuck Ramkissoon é um praticante de críquete, e tem grandes planos para o crescimento do interesse do críquete entre o público dos Estados Unidos.

Esta visão e vivência de Nova York após os atentados de 11 de setembro de 2001 dão um ar diferente à obra, pois quando Hans anda para lá e para cá em Nova York é um migrante, um expatriado que demonstra como ele vivia na cidade então. Seria curioso comparar com a expressão da experiência de um natural do lugar em algum outro romance.

Para nós brasileiros, o livro contém uma passagem interessante. Desde o ano passado, quando um bueiro explodiu e feriu gravemente um casal de turistas norte-americanos em Copacabana, houve mais alguns destes incidentes até meados deste ano. Pois bem, no livro o autor relata incidentes parecidos em Nova York. Não sei se é pura ficção, ou se ele inseriu incidentes ocorridos por lá no livro. Estes incidentes narrados no livro atribuem ao sal usado para evitar acumulação de gelo e neve nas ruas, a corrosão do isolamento dos fios subterrâneos, causando curto-circuitos e explosões dos bueiros de Nova York num inverno dos anos 2000.

É um bom romance. Achei que valeu a pena tê-lo lido.





O'Neill, Joseph. Terras Baixas. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Bárbara Sanco partiu na Semana Santa

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos