Historia de Bizancio, de Emilio Cabrera


Historia de Bizancio, de Emilio Cabrera



“Historia de Bizancio” é um livro que, como o título aponta, conta a história daquele que para a maioria de nós ficou conhecido como “Império Bizantino”.
Eu tive contato com o livro por conta de uma disciplina eletiva no final da faculdade e achei o livro muito bom, uma peça magistral. Isto é, se você tivesse que ler apenas um livro sobre a história do Império Bizantino, este livro lhe daria uma boa base sobre o assunto.
O autor, Emilio Cabrera, consegue de maneira equilibrada, traçar uma narrativa dos eventos mais marcantes dos cerca de 1000 anos de existência do Império Bizantino, estabelecendo uma periodicidade cronológica, e, dentro de cada um desses períodos, busca fazer uma análise das mudanças que aquela sociedade foi sofrendo ao longo do tempo.
O Império Bizantino não nasce como “Império Bizantino”. Ele é a continuação do Império Romano. Depois que o último imperador do ocidente é deposto, e a parte ocidental do Império se fragmenta, o Império Romano continua em sua porção oriental, com um imperador reinando em Constantinopla.
O nome “bizantino” se deve ao fato do imperador Constantino ter mandado construiu a cidade de Constantinopla sobre o sítio de uma antigo colônia grega no estreito do Bósforo chamada Bizâncio.
Mas o grupo social manteve muito da sua caracterização de “Império Romano” até o final do século VI, inclusive com o uso do latim na corte.
Também marcante para o Império Bizantino foi seu caráter como “Império Romano Cristão”. Assim, durante boa parte do tempo de existência dessa sociedade é possível observar querelas doutrinárias sobre o caráter de Deus, de Cristo, da mãe de Cristo, e da adoração.
Durante seus cerca de 1000 anos de existência o Império Bizantino teve que enfrentar diversos desafios: as invasões eslavas nos Bálcãs; o surgimento do Islamismo que lhe tomos vastos territórios; as relações complicadas com o ocidente cristão em geral e com o Papado em particular.
Para enfrentar os sucessivos desafios que o Império Bizantino teve ao longo de sua existência milenar, ele passou por várias reorganizações, as quais Cabrera tenta analisar e explicar. É isso que torna a obra bastante didática. Emilio Cabrera mostra como o império que se extinguiu quando os turcos tomaram Constantinopla em 1453, era uma sociedade muito diferente daquela que começou a ganhar seus contornos nos séculos IV e VI, ou entre os anos de 340 e 580.





CABRERA, Emilio. Historia de Bizancio. Barcelona: Editorial Ariel, 1998.


12 e 13/12/2011.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!