Diário - Leituras - As Gárgulas


Diário - Leituras - As Gárgulas


Entre as minhas leituras do final de 2011 esteve o livro As Gárgulas, de Ana Guimaraens. É um livro de contos, alguns mais longos, outros mais curtos, que expõem o talento de sua autora.

Eu comecei a ler o livro porque eu conheço Ana. Convivendo nesta mesma cidade, tive vontade de conferir o que ela tinha a expressar.

E os 21 contos que compõem o livro são bons, alguns muito bons, extremamente divertidos, como, por exemplo, O Pangaré, onde o tango penetra na mente de um vivente, através de um sonho, e de seu cavalo, o tal pangaré do título, e isso acaba por influenciar numa situação difícil que enfrenta a cidade em que ele vive.

Há contos rápidos como Juçara e Palmito, onde de uma forma engraçada ela narra a sapequice de Juçara, que não consegue ficar afastada dos palmitos, metáfora do despertar da puberdade.

Há o conto fantástico das gárgulas que inclusive dá título ao livro. Há também A Ponte, outro conto com uma temática fantástica, que serve de metáfora para refletirmos sobre o como vivemos nossas vidas.

Enfim, como eu disse, são 21 contos nesse livro.

Eu não estou certo se este livro teve cobertura de imprensa na época de seu lançamento. Na verdade, eu não me lembro como cheguei a descobrir a existência do livro. Para adquirí-lo, acabei indo a uma banca da editora que o publica na Feira do Livro de Porto Alegre, de 2011.

Esta pouca divulgação me faz pensar que há muito escritor(a) por aí esperando para ser descoberto(a).



GUIMARAENS, Ana. As Gárgulas. Porto Alegre: Libretos, 2010.


09/01/2012.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!