"Tu é louco!"


"Tu é louco!"



Ela me encontrou no elevador do Centro Administrativo quando saíamos para almoçar. Houve um tempo em que trabalhávamos muito próximos, mas depois ele pediu para trocar de secretaria, assim ficamos menos próximos, mas sempre nos demos bem, e fruíamos respeito e simpatia mútuos. Pelo menos até nos encontrarmos hoje no elevador.

- Tu é louco de usar este chapéu preto para sair na rua com este sol! - Ela falou assim que me viu.

Esqueci de dizer que o dia era de dezembro, início do verão em Porto Alegre. O verão de Porto Alegre costuma ser quente e úmido, razão pela qual, alguns porto-alegrenses gostam de se referir carinhosamente à cidade como "Forno Alegre".

- Eu tento me proteger do sol batendo diretamente na cabeça. - Tentei me defender. Desde que o cabelo começou a rarear faz alguns verões, parece que os raios de sol fritavam a pele nos ralos pelos que permaneceram onde antes havia uma cabeleira.

- Pois sim. Parece idiota! Eu mesma costumava usar um chapéu preto, até me dar conta que o chapéu preto acabava por formar uma ilha de calor sobre a cabeça. Eu que costumo estudar o fenômeno das ilhas de calor em minhas aulas de geografia, não me dava conta que estava literalmente esquentando a cabeça com essa pequena ilha de calor.

Eu nem tentei mais responder diante de tão fortes argumentos. Mas ela ainda continuou:

- Usar um chapéu preto com este sol e este calor é como fazer um chapéu de piche, como usar asfalto para proteger a cabeça do calor.

E mais:

- Pior, o chapéu preto “puxa” os raios do sol para a tua cabeça!

O elevador chegou ao solo, e, felizmente para mim, cada um seguiu para um lado, para almoçar e resolver alguma necessidade qualquer. Faltavam poucos dias para o Natal.

Talvez ela não tenha usado a palavra "louco". Tenha sido imaginação ou sentimento meu, mas confesso que me senti um tremendo idiota diante de argumentação tão veemente. Saí do elevador em direção ao Centro de Porto Alegre, pensando que eu devia ser burro, e ela inteligente.




22/12/2011.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Bárbara Sanco partiu na Semana Santa

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos