As Mulheres Veladas do Irã


As Mulheres Veladas do Irã


Fui recentemente assistir o filme "A Separação", do iraniano Asghar Fahardi. Para mim foi impossível não ver o filme com um certo "olhar etnológico".


A Teerã apresentada no filme, supondo que seja Teerã, é semelhante a qualquer cidade do mundo. É Teerã, mas poderia ser Porto Alegre, ou Montevidéu, ou Buenos Aires. Apesar do embargo imposto ao país, os automóveis que vemos no filme são os mesmos que vemos nas nossas ruas.

E o autor se utiliza do filme para mostrar os conflitos no interior da sociedade iraniana, embora de maneira um pouco estereotipada, sendo um lado a classe média secular, e de outro os pobres religiosos.

Mas o curioso mesmo é o uso do véu. Parece um encargo ostensivo e inevitável para as mulheres mostradas no filme, mesmo que algumas possam dirigir automóveis e pintar o cabelo. Aqui no Brasil é possível encontrar mulheres cristãs usando véus por motivos religiosos, embora esse um costume que está se tornando obsoleto. Mas é impossível não se estranhar quando o costume religioso se torna uma obrigação mesmo para as mulheres que não tenham um compromisso maior com a religião.

Mas, enfim, não sou iraniano. Não me cabe julgar os usos e costumes de sociedades diferentes da minha. Mas não consegui escapar ao estranhamento.


24/02/2012.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!