Diário - leituras - As Missões Orientais, Epopeia Jesuítica no Sul do Brasil

Diário - leituras - As Missões Orientais, Epopeia Jesuítica no Sul do Brasil


Li este livro para reduzir minha ignorância a respeito das chamadas missões orientais, iniciativa missionária de jesuitas espanhóis, iniciada a partir do final do século XVI, visando catequizar os povos nativos da América que viviam às margens dos rios Paraguai, Paraná e Uruguai, e torná-los bons súditos dos reis de Castela, isto é, da Espanha.

O autor fala desde as primeiras tentativas de estabelecimento de reduções no que hoje é território do Rio Grande do Sul, no início do século XVII, os ataques dos bandeirantes paulistas que atacaram as primeiras reduções para escravizar índios, a retirada dessas primeiras reduções, e, por fim, os estabelecimento das reduções no que o autor chama de “período clássico” das missões com os 30 povos das missões, dos quais, 15 foram em território que hoje pertence à Argentina, 8 que ficam no Paraguai, e os 7 povos da margem oriental do Rio Uruguai, atual território do Rio Grande do Sul: São Nicolau, São Miguel Arcanjo, São Francisco de Bórgia (São Borja), São Luiz Gonzaga, São Lourenço Mártir, São João Batista e Santo Ângelo Custódio. Obviamente são nos 7 povos a leste do rio Uruguai que o autor concentra sua atenção.

Para mim o mais marcante na obra, que talvez eu tenha esquecido das leituras do ensino fundamental (onde tentam inculcar noções de história do Rio Grande do Sul em nossas mentes infantis), é que apesar da epopeia heróica da guerra guaranítica, e da resistência e morte do líder Sepé Tiaraju, inclusive com o incêndio da redução de São Miguel, as reduções continuaram existindo, e entraram em decadência por conta do gradual abandono dos índios remanescentes nas reduções, entre o final do seculo XVIII e o início do século XIX.

Um ponto curioso é o capítulo 6, que abarca cerca de metade do livro, e é um glossário, onde o autor tenta esclarecer personagens e locais importantes sobre as missões. Ali estão, por exemplo, verbetes do padre Roque Gonzalez, pioneiro missionário, e fundador das reduções primitivas, do início do século XVII. Há um verbete para Gomes Freire de Andrade, comandante militar luso-brasileiro, que partiu de Rio Grande, e se juntou às tropas espanholas, para acabar com a resistência indígena à expulsão dos jesuítas, e das demarcações de fronteira estabelecidas pelo Tratado de Madri. Há também um verbete sobre o presidente Getúlio Vargas, devido ao fato dele ter nascido em São Borja, antigo sítio missioneiro. E um curioso (e curto) verbete dedicado ao perfil do próprio autor.

É uma obra sintética e básica, com uma bibliografia que aponta para outras obras, para quem estiver interessado em se aprofundar sobre o assunto.


PINTO, Luís Flodoardo Silva. As Missões Orientais, Epopeia Jesuítica no Sul do Brasil. Porto Alegre: AGE, 2002.


07/02/2012.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!