Diário - leituras - Partido e Revolução 1848-1989


Diário - leituras - Partido e Revolução 1848-1989



O prefácio indica que este livro é derivado de parte da tese se doutorado do autor, para a Escola de Serviço Social da UFRJ, como uma pesquisa para rever criticamente o desenvolvimento das ideias e praticas socialistas desde o final do século XIX, até próximo do final do século XX. A pesquisa começa pelo Manifesto Comunista de 1848, e os movimentos de libertação do proletariado desde então, passando pela Primeira Internacional, as disputas intestinas no movimento dos trabalhadores, os partidos socialistas e sua evolução para partidos social-democratas, a Revolução Russa e seus desdobramentos, a relação da União Soviética com os partidos social-democratas da Europa, a stalinização do partidos comunistas, a crise gerada pela denúncia dos crimes de Stálin por Kruschev, chegando até a chamada crise do Socialismo Real e o fim da União Soviética e da Cortina de Ferro. É bastante coisa.

O livro é eficiente em tentar mapear os diversos momentos e movimentos pelos quais passaram os que buscaram a emancipação da classe trabalhadora. Contudo ele sofre um pouco do que eu chamaria de "síndrome da história de grandes personagens", isto é, o livro fala de discussões teóricas entre os líderes dos partidos socialistas ou comunistas, fala destes líderes, tais como Marx e Engels, Lênin, Trostsky, Rosa Luxemburgo, Stálin, Togliatti, e outros. Mas fala pouco de como eram os "anônimos" do movimento: quantas pessoas havia nesses partidos? quantos delegados tinham suas convenções? Como viviam as populações afetadas por suas ideias? São questões que ficam em aberto, embora provavelmente estas perguntas estivessem além do foco do autor, mas são perguntas que eu me fazia, e motivos pelos quais eu li o livro. Infelizmente o livro não dá respostas para elas.

É um livro para sintetizar o movimento socialista, com uma boa bibliografia no final, mas fica devendo um pouco. Pelo menos para mim.








BRAZ, Marcelo. Partido e Revolução 1848-1989. São Paulo: Expressão Popular, 2011.




07/03/2012.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!