A Suécia é Fria


A Suécia é Fria


Pelo menos foi essa a impressão que me passou o filme "Os Homens Que Não Amavam as Mulheres". Frio, neve, chuva, e pouco sol é o que é possível ver na tela, no filme estrelado por Daniel Craig e Rooney Mara, e também com ótimas atuações de Christopher Plummer e Stellan Skargard.

O frio chega a ser opressivo, como na cena em que Mikael Blomkvist (Daniel Craig) corre para dentro de um automóvel, que presumivelmente tem calefação, em uma gelada estação de trens.


Ou quando ele chega à casa que deve habitar em sua temporada em Hedelstad.
Fora isso temos um filme razoável (ou de razoável a bom), feita da adaptação do livro de Stieg Larsson. Não se trata aqui da questão sobre o livro ser melhor que o filme. São obras diferentes. É possível comparar com outras obras adaptadas de livros. Por exemplo, eu acho que as adaptações de "Harry Potter" geraram filmes melhores, em relação às suas obras de origem que esta adaptação de Stieg Larsson. Também me parece ser o caso de O Nome da Rosa. Como leitor do livro, achei que as soluções dramáticas foram menos satisfatórias. Por exemplo, a personagem Lisbeth Salander fica bem mais caricatural neste filme, do que no livro.

A Suécia do filme é fria e sombria. Sombria por causa de seu clima, e sombria por causa de parte dos homens que a habitam...


29/02/2012.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!