Diário - cinema - Pina


Diário - cinema - Pina 


"Então é primavera e a grama cresce, e é verão e a grama está alta, e primavera... e inverno". Mais ou menos com estas palavras tem início o filme "Pina", do cienasta alemão Wim Wenders, sobre a coreógrafa, também alemã, Pina Bausch. As palavras ilustram uma certa coreografia, que se repetirá algumas vezes ao longo do filme, e é uma ilustração sobre como esta coreografa alemã procurou ligar a arte com a vida em sua obra.

Apesar do filme ser um documentário, e ter o nome "Pina", ele pouco nos diz sobre a vida, ou a morte, de Pina Bausch. O filme é fundamentalmente sobre a arte, sobre a dança. Os bailarinos estão dançando quase o tempo todo durante o filme. Eles dançam tanto no Tanztheater, sede do corpo de dança de Pina, quanto nas ruas de Wuppertal, a cidade do oeste da Alemanha onde estava localizado, com seus singulares trens suspensos.

A presença de Pina é sutil, em algumas imagens de arquivo, na sua primordial atuação em "Café Müller" reproduzida no filme, e nos depoimentos de colegas e alunos. Alunos, a propósito, que formam um grupo bastante heterogêneo, e o diretor valoriza isso. Há depoimentos em alemão, inglês, francês, italiano, espanhol, e até em português, além de alguma língua que eu eventualmente não tenha reconhecido. E pelo que se pode concluir a partir destes colegas e alunos, Pina era uma professora que não se preocupava muito em explanar ou discursar em aula. Ela incentivava os alunos a buscarem dentro de si mesmos seus recursos para a dança, e dizia para que eles mostrassem as ideias através da dança e da atuação.

Curiosamente eu vi o filme em um cópia em 3D. Normalmente sou contra o uso desse recurso, que tenho achado mais um caça-níqueis que qualquer outra coisa. Mas neste filme, o 3D parece que funciona e enriquece a experiência sensorial dos espectadores.

É um filme para quem aprecia a dança. Segundo a Vivian Whitemann, “Se você tiver alguma coisa que dança na cabeça e no coração vai sair de lá voando”. Eu o achei muito emocionante. Em uma palavra, magnífico.



 02/04/2012.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Bárbara Sanco partiu na Semana Santa

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos