Minhas Lembranças de Donna Summer


Minhas Lembranças de Donna Summer


No final do ano passado, comentei sobre o falecimento da cantora Andrea True, informando que o “hit” cantado por ela, “More, More, More”, era um dos mais tocados nas reuniões dançantes da Vila Cefer 2, onde passei o final de minha infância e início da adolescência.

Faz cerca de 10 dias foi divulgada a notícia do falecimento da cantora Donna Summer. Ela estava com 63 anos e lutava fazia algum tempo com um câncer. Donna Summer também fez parte da trilha sonora do final de minha infância e início de adolescência na Vila Cefer.

Foram principalmente quatro sucessos.

O primeiro foi “Love to Love You Baby”. Naqueles tempos havia uma gravadora especializada em discos de coletâneas de sucesso pop, a K-Tel. “Love to Love You Baby” veio no disco Dynamite, como todos os gemidos de Donna Summer incluídos, o que, pensando em retrospectiva, é bastante surpreendente para aqueles tempos da ditadura militar brasileira, onde os discos tinham que ser aprovados pela censura antes de serem distribuídos. O disco foi um relativo sucesso, e era mais ou menos fácil tocar naquelas reuniõezinhas dançantes.

Depois o sucesso foi “Last Dance”. Esta canção tinha a peculiariadade de ser lenta nos seus primeiros segundos, e depois se tornar rápida. Eventualmente acontecia nas reuniões dançantes que algum casal desprevenido dessa particularidade da música começasse a dançar de rotinho colado, e lá pelas tantas se ver constrangido a se separar. O ritmo da música mudara...

“Last Dance” também fez parte da trilha sonora do filme “Até que enfim é sexta-feira” (Thank God, it’s Friday”). Era uma comédia aproveitando a onda disco do final daquele final da década de 1970. Eu lembro pouca coisa do filme. Lembro de um automóvel estacionado em frente è discoteca (ou, talvez, “club disco”, ou ainda “boate disco”) do filme, no qual quase todas as pessoas que chegam ao estabelecimento esbarram, e que acaba por se desmanchar, e a participação de Donna Summer cantando “Last Dance”.  Não era um grande filme, mas era um filme que eu pude ver. Como dizíamos na época: censura 10 anos. Em contraponto, “Os Embalos de Sábado à Noite”, o estrondoso sucesso com John Travolta exibido no ano anterior tinha limite de idade de 16 anos.

Os dois sucessos seguintes foram “Hot Stuff” e “Bad Girls”, ambas músicas do álbum “Bad Girls”.  Aí as reunioes dançantes já rareavam. Eu me lembro de um amigo meu que comprara o disco “Bad Girls” que continha as duas músicas. O disco seria ofertado como presente a alguém, e o meu amigo queria fazer uma cópia em fita cassete. Naquele tempo a minha irmã estava montando o enxoval para casar e tinha um aparelho de som 3 em 1. Nós chamávamos “3 em 1” os equipamentos que apresentavam rádio, toca-discos e gravador de fita cassete integrados, uma novidade naqueles dias, e algo relativamente caro. “Hot Stuff” e “Bad Girls” foram as músicas que mais ouvi daquele disco, através de uma cópia em cassete. Cassete esta que não sei que fim levou...

E estas são as minhas lembranças de Donna Summer, ou das músicas de Donna Summer que embalaram o final de minha infância.

Depois disso, me desliguei de Donna Summer, de modo que, com as notícias de seu falecimento, fiquei surpreso que a cantora tenha estado aqui no Brasil no final da década passada, e eu não tivesse me dado conta.

Com 63 anos, nos dias de hoje, a morte de Donna Summer não deixa de ser prematura. Foi uma grande e bela cantora.



27/05/2012.


Comentários

  1. Faltou comentar sobre o clássico I Feel Love que até eu cheguei a conhecer. Na verdade meu pai tinha alguma coisa de Donna Summer em umas fitas cassetes "ripadas" gravadas de vinil. Ainda tenho um CD dela em MP3 no meu computador, conheço quase todas as músicas que tu mencionou no post.

    ResponderExcluir
  2. Bem dito.
    Mas veja a minha ignorãncia: eu conhecia a música, mas não sabia que era interpretada pela Donna Summer... <:o
    Além disso, essa não foi das mais tocadas nas reuniões dançantes da Vila Cefer, quando eu era criança...
    Fui procurá-la no YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=f0h8Pjf4vNM&ob=av2e

    [ ]

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!