30 Graus em Porto Alegre em 30 de Junho (de 2012)


30 Graus em Porto Alegre em 30 de Junho (de 2012)

Certo. Não foi 30, foi em em 29 de junho.
Tempo, clima, calor, chuva. Assunto ubíquo.
No início do blogue anterior, eu costumava falar bastante disso. Embora fosse bom como registro, soava um pouco como encheção de linguiça.
Mas o clima é assunto ubíquo.
Se você encontra um conhecido que não via há tempos, e ele lhe era de alguma consideração, vocês param, se cumprimentam, perguntam pelo pai, pela mãe, pela esposa, pelos filhos, sobre o que cada um anda fazendo, e terminou o assunto. Se houvesse alguma intimidade maior, poderia ser que cada um perguntasse ao outro sobre a carreira, as mais recentes atividades. Bom, aí acabou o assunto mesmo. E o que acontece? Se fala do clima. Se fala do frio, se fala do calor, se fala da chuva, …
Pois é. O clima é um assunto inescapável.
Hoje a temperatura em Porto Alegre esteve próxima de 30 graus Celsius, o que não seria relevante se não estivéssemos em pleno inverno.
Dias quentes fora de estação não chegam a ser raros em Porto Alegre, tanto que tradicionalmente celebramos um certo “veranico de maio”, maio que tecnicamente é outono. Outro blogueiro da cidade costuma registrar os veranicos de julho (que segundo esse mesmo blogueiro ficou em agosto no ano passado). E eu me lembro vagamente que na década de 1990 houve um ano em que eu e minha esposa comemoramos o aniversário jantando no Barranco, usando camisetas de manga curta. Ela faz aniversário em junho. E é raro comemorarmos aniversários dela sem estarmos agasalhados.
Assim, podemos dizer que dias quentes fora de estação acontecem com certa frequência nesta cidade. Mas eu acho que esta sexta-feira, 29 de junho, foi um pouco excessiva. 30 graus em pleno inverno é meio sufocante.
Quando voltei para casa, no final da tarde ainda estava bem quente. Os bares da cidade devem ter tido um incremento do consumo de chopp, para celebrar esta sexta-feira em que supostamente o calor deveria acompanhar o verão no hemisfério norte do planeta.
E os serviços de meteorologia preveem que o calor continuará até a próxima quinta-feira. Se a previsão se concretizar teremos de fato mais um veranico de julho.


30/06/2012.


Comentários

  1. Legal, zealfredo, não tinha visto ainda. Lembro que NÃO teve veranico de julho em 1984 e em 2007. Já corrigi o texto do meu blog de uma vez em cada "dez" para "vinte" anos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Bárbara Sanco partiu na Semana Santa

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos