Diário - cinema - Prometheus


Diário - cinema - Prometheus


Sexta-feira passada, 8, pude assistir o filme “Prometheus”, em uma pré-estreia no shopping (que tal, “xóping”, como talvez dissesse o Luís Fernando Veríssimo?) Praia de Belas.
Prometeus foi um deus da mitologia antiga grega que forneceu o fogo dos deuses do Olimpo aos homens, para que eles pudessem buscar o conhecimento. Por tal ato ele acabou punido com um castigo eterno pelos deuses.
Também o nome da espaçonave que levará uma tripulação de exploradores a um planeta remoto do universo, onde, a partir de uma série de escavações arqueológicas, eles buscam respostas para as questões que afligem a humanidade desde sempre, “qual a nossa origem?”, “qual o sentido da vida?”, “existe um criador?”.
É um filme que mistura elementos de ficção científica, suspense e horror. O filme vai explorar as criaturas do velho filme “Alien, o Oitavo Passageiro”, numa cronologia anterior a daquele filme.  Nesse aspecto eu achei o filme tão interessante que fiquei com vontade de rever o velho filme, com a nova Nostromo, e a tenente Ripley, de Sigourney Weaver.
O filme abre todo um novo leque para Hollywood explorar sequências, tanto sequências no intervalo cronológico entre este momento e o de ‘Alien, o Oitavo Passageiro”, como até anteriores, como o tempo da criação dos registros arqueológicos do filme.
O filme me deixou cheio de questões. Por exemplo, quando o filme termina, eu fiquei pensando “Tá! E agora?” Por que David, o android do filme age da maneira que age? Há outras, mas aí arriscaria atrapalhar a diversão de quem pretende ver o filme.
É um filme bom. Talvez até pudesse ser um pouco mais longo e reflexivo, mas, como eu já especulei, provavelmente os produtores irão explorar comercialmente as questões abertas em novos filmes.

14/06/2012.


Comentários

  1. Oi Zé Alfredo.
    Mais uma vez parabéns pelo blog e pelos comentários.
    Acho que os deuses do Olimpo lançaram as bases do corporativismo ao punirem Prometeus por este tentar 'iluminar' o caminho do conhecimento para os homens.
    Pretendo assistir o (ou assistir ao?) filme.
    E repito a pergunta: o filme 'cumprius' o que prometeus? Pelos teus comentários, creio que sim.
    Abraço.

    JCarlos

    ResponderExcluir
  2. "o filme 'cumprius' o que prometeus?"

    Ha ha ha, essa tá ótima!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!