As Flores da Avenida Fernando Ferrari


As Flores da Avenida Fernando Ferrari
.
.


.
.


.
.
.

A Avenida Fernando Ferrari fica no bairro Anchieta em Porto Alegre. O bairro Anchieta fica na periferia de Porto Alegre, bem próximo da cidade vizinha de Canoas. Apesar de estar na periferia de Porto Alegre, o bairro Anchieta não fica longe do Centro da cidade. De automóvel, com sorte, é possível fazer o trajeto em uns 20 minutos. Além disso é possível alcançar o bairro de ônibus e de trem. O aeroporto de Porto Alegre também fica no bairro Anchieta, ou nos seus limites. Apesar de todas essas facilidades, pouca gente mora no bairro Anchieta. A área do bairro é relativamente pequena, e na sua maior parte, ele é ocupado por indústrias e empresas de logística, que se aproveitam na proximidade do entroncamento das rodovias BR116 e BR290.


A Avenida Fernando Ferrari é uma das principais, senão a principal avenida do bairro Anchieta. Nela fica localizada a CEASA, a Central de Abastecimento de frutas e hortaliças, de Porto Alegre. Na maior parte de sua extensão ela possui um canteiro central. Nesse canteiro central, a partir da terceira quadra, indo da Avenida dos Estados em direção à CEASA, é possível encontrar três árvores de cerejeiras japonesas, que no Japão são chamadas de "sakuras". Estas cerejeiras, e suas flores, são muito parecidas com nossos pessegueiros.

Apesar de serem chamadas por aqui de cerejeiras, elas não dão cerejas, mas produzem uma floração extremamente bela. Tanto é assim que em Tóquio, durante esta floração, os japoneses se reúnem sob estas árvores para observá-las, e eventualmente fazerem piqueniques. Estes piqueniques, com observação das flores são chamadas de "Hanami" , que em japonês significa "ver as flores". Muito popular no Japão, a prática também acontece com menor intensidade em outros países do Extremo Oriente, como Coreia do Sul, China e Filipinas. Também há centenas delas em Washington, capital dos Estados Unidos, presente japonês na segunda década do século XX, sinal dos laços de amizade entre as nações, que uns 30 anos depois entrariam em acirrada guerra. A floração das cerejeiras em Washington também é bela.

Tudo isso me tocou bastante desde que vi um filme alemão, que fala dessas flores e da prática de observá-las. Depois disso, minha mulher me informou que havia estas árvores na Avenida Fernando Ferrari. Acredito que essas árvores estarem localizadas próximas de uma associação cultural japonesa, na rua Jaime Vignoli, uma transversal da Avenida Fernando Ferrari não seja coincidência.
 

Desde então, na época da floração, que aqui em Porto Alegre acontece em julho, tenho ido até lá para observá-las. Este ano estive por lá nos dias 14 e 21. No dia 14 as flores estavam começando a florescer. No dia 21 já estavam em seu pleno esplendor. Acredito que agora talvez já estejam em plena decadência. Ou seja, a floração da cerejeira japonesa, linda e breve, também nos serve de advertência da transitoriedade da vida.

Esse espetáculo extremamente belo merece ser visto.

Eu gostaria que mais árvores dessas fossem plantadas por Porto Alegre. Nas praças e nos parques. No Parque Farroupilha e no Marinha do Brasil em primeiro lugar.


 

30/07/2012.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!