Diário - cinema - Na Estrada


Diário - cinema - Na Estrada


Neste final de semana, fui assistir ao filme “Na Estrada”, adaptação para o cinema do livro “On The Road”, de Jack Kerouac, dirigido por Walter Salles.
É um filme com bastante sexo, drogas e ...jazz. E, sim, com a estrada. Nas idas e vindas dos personagens da costa leste (Nova York) para a costa oeste(Denver, São Francisco, Los Angeles) dos Estados Unidos, e vice-versa.
Mas é um filme sobre o qual é difícil falar a respeito. Se pode fazer muitos comentários, que podem estragar o prazer de quem vá vê-lo. Ou talvez se possa fazer toda uma ensaística a respeito. Teorizações e coisa e tal.
Não quero que seja o caso aqui.
Eu nem mesmo li o livro em que o filme se baseia.
É um filme bom. Com boas atuações de Sam Riley (Sal Paradise), Garrett Hedlund (Dean Moriarty) e Kristen Stewart (Marylou). O elenco de apoio também é muito bom. Podemos pensar em Kirsten Durst, Viggo Mortensen e Alice Braga.
Bem no início do filme, um homem pergunta a Sal (Sam Riley) durante uma carona, se ele estava indo a algum lugar, ou se estava apenas indo. Sal responde que estava apenas indo. E como em tantos outros “road movies”, a estrada é tanto um lugar de liberdade e aventura, quanto pode significar uma fuga.
E a certa altura do filme, eu fiquei me perguntando se o filme não chegaria a lugar nenhum.
Ele chega. Como eu disse é um bom filme.
E apesar de estar “na estrada”, é um filme bem reflexivo.
E, de quebra, eu acho que ele estimula a leitura de alguma maneira. Foi baseado num livro, que fiquei com vontade de ler. Os personagens estão constantemente lendo “O Caminho de Swann”, de Marcel Proust. E, claro, é também sobre um jovem que quer ser escritor e está em busca de inspiração.
Vale a pena ver.



23/07/2012.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!