A perda de referências na cidade em movimento - A Renner do Passo d'Areia


A perda de referências na cidade em movimento - A Renner do Passo d'Areia

As Lojas Renner são uma potência, principalmente em confecções. Hoje sua rede de lojas está em todos os centros comerciais de Porto Alegre, e já chegou inclusive à cidade de São Paulo.



Isso desde sempre, isto é, desde que eu me conheço por gente, e até algum tempo antes. Eu me lembro de um professor que tive quando estava no ensino médio, lá por 1984. Ela já era um veterano então, um homem caminhando para os seus 60 anos. Ele disse numa aula que quando veio do interior para cursar o ensino médio em Porto Alegre, comprou duas camisas nas Lojas Renner, e com elas passou os três anos do ensino médio.

Por coincidência, ela também foi o local do incêndio mais mortal da história de Porto Alegre. Aconteceu em sua então principal loja, no Centro da cidade, na esquina da Rua Otávio Rocha com a Doutor Flores, e deixou mais de 40 mortos e cerca 60 feridos, em 1976. Naquele dia a minha mãe havia ido ao Centro para resolver não sei o quê, mas a cidade ficou em tal situação caótica que o ônibus (da Vila Cefer) não pôde ir ao seu final de linha central, foi sendo desviado pelas autoridades, e acabou funcionando como circular. Minha mãe voltou à vila sem poder desembarcar no Centro.


Com o incêndio da loja central, a loja do Renner do Passo d'Areia, localizada na esquina da Avenida Assis Brasil com a Rua Santa Catarina, se tornou a principal loja da rede e a sede de sua administração por algum tempo. E ela era uma referência. Sempre se podia dizer que queria ir na Assis Brasil, perto das Lojas Renner. Eu era criança, mas me lembro que minha família fazia compras ali de vez em quando.


Não demorou muito tempo para que o Grupo Renner reerguesse o prédio e reinaugurasse a loja da esquina da Otávio Rocha com a Doutor Flores.


Quando eu comecei a trabalhar, no início da década de 1980, eu aproveitava as liquidações de inverno da Renner, para comprar boas peças de roupas a preços razoáveis. Curiosamente também comprei fitas cassete em oferta durante aquelas liquidações. A primeira fita de Milton Nascimento que comprei, Clube da Esquina 2 (na verdade duas fitas), comprei lá.


E quando se encerrava a liquidação das Lojas Renner do Centro, os saldos eram enviados para a loja do Passo d'Areia. As propagandas anunciavam o "Pega-pega" das Lojas Renner, "a liquidação da liquidação", para terminar de "queimar" os estoques. E por alguns anos, assim eram as vendas das Lojas Renner.


Depois a loja do Passo d'Areia fechou. Por não sei quanto tempo, o prédio parecia um depósito fechado.


Depois vieram os tapumes. 

E logo o antigo prédio que por tantos anos foi a loja da Renner do Passo d'Areia já foi posto abaixo.


Em breve ali deverá haver mais um empreendimento imobiliário residencial, com torres de mais de dez andares como tem se tornado comum na zona norte de Porto Alegre.


Renner do Passo d'Areia não mais...



06/08/2012

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!