O Inverno de 2012 Acabou


O Inverno de 2012 Acabou


Os passarinhos cantando na janela dos nossos apartamentos às duas da madrugada não nos deixam enganar: o inverno acabou. Já estamos na primavera de 2012, curtindo as delícias da meia-estação, mesmo que oficialmente a primavera só venha a iniciar no equinócio, que deve ficar lá pelo dia 20 de setembro, ou depois.

O inverno de 2012 foi fraquinho aqui por Porto Alegre, ou, talvez, pelo Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre tivemos uma semana de frio ali por maio, se bem que maio ainda era oficialmente outono. Mas houve uns dias frios em maio. Depois pouco mais de uma semana em junho. E foi o que houve para chamarmos de frio em Porto Alegre.

Ao contrário do inverno de 2011, bastante úmido, este inverno foi bastante seco, com poucas chuvas. Me parece que insuficientes para restaurar os mananciais exauridos pela estiagem do verão do Rio Grande do Sul.

Neste inverno tivemos nova recorrência da gripe A, a antiga gripe suína, causada pelo vírus H1N1. Não grande como a de 2009, que chegou a parar a cidade de São Gabriel. Mas talvez superior ao surto do ano passado. Este ano houve até uma certa corrida aos postos de vacinação, e chegou a faltar vacina no município de Santa Rosa.

Este ano, durante o nosso inverno, aconteceram os Jogos Olímpicos de Verão, em Londres. Inverno no hemisfério sul, verão no hemisfério norte. E o Brasil não me parece que tenha feito má figura. Muita coisa foi escrita a respeito de certo desempenho decepcionante de nossos atletas, que trouxeram 17 medalhas. Mas eu sempre me lembro quando eu era criança, e pela primeira vez prestei atenção ao noticiário sobre Olimpíadas. Foi em 1976, no Jogos Olímpicos de Montreal, no Canadá. Naquele ano, a delegação do Brasil trouxe duas medalhas de bronze. Isso é que era decepção, ainda mais para uma criança como era o meu caso. Quem me diz que daqui a 24 anos não teremos um desempenho melhor, ficando, digamos, entre os dez melhores colocados no quadro de medalhas? Eu tenho esperanças, acho isso factível.

É isso aí. O inverno de 2012 acabou. Os passarinhos cantando a plenos pulmões em plena madrugada não mentem.


02/09/2012.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Bárbara Sanco partiu na Semana Santa

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos