Dia da Grande Abóbora


Dia da Grande Abóbora



Hoje é o dia em que se comemora o Dia das Bruxas na América do Norte, principalmente nos Estados Unidos, mas também no Canadá. Nesse dia adultos e crianças se divertem por lá se fantasiando. As crianças também têm a oportunidade de pedir doces à vizinhança.

Também é uma época em que se divulga muito isso por aqui no Brasil, por conta da tremenda americanização que grassa nessa terra, e pelas atuais facilidades de comunicação, principalmente a proporcionada pela internet., que abriu um grande filão para se falar, e fotografar, ainda mais os ricos e famosos, mesmos que algumas vezes eles não sejam nem tão ricos nem tão famosos.

Eu já reafirmei algumas vezes que hoje se celebra o Dia da Reforma. Agora são 495 desde que Lutero publicou na porta de um castelo suas 95 teses, praticamente rompendo com o catolicismo romano do século XVI.

Por outro lado, aqui no Brasil estabeleceram o dia 31 de outubro, como "Dia do Saci". Tentativa de contrapor o folclore nativo ao folclore alienígena do Halloween. E por aqui, em certos lugares, como no Rio de Janeiro, havia uma forte tradição de distribuir doces para as crianças no Dia de São Cosme e São Damião (ou Dia de São Cosme e Damião, como é mais citado, e para ficar mais simples). Mas "Cosme e Damião"são celebrados em setembro.

Hoje é Dia da Reforma, Dia do Saci, e Dia do Halloween. E amanhã é Dia de Todos os Santos.

O que me faz lembrar de um desenho animado da Turma do Charlie Brown, os "Peanuts" de Charles Schulz.

Houve um desenho no qual o personagem Linus fica esperando que na Noite de Halloween, ou na véspera do Dia de Todos os Santos como ele diz, a Grande Abóbora se manifeste e distribua presentes às boas crianças, mais ou menos como Papai Noel. À espera da Grande Abóbora Linus se afasta da festinha e das brincadeiras que as outras crianças estão aproveitando. Charlie Brown fica com ele à espera da Grande Abóbora. No decorrer da noite, Charlie Brown se frustra e deixa Linus sozinho. Mas antes que a noite acabe Linus ainda terá uma surpresa. Se puder, confira.

Feliz Dia da Reforma.

Feliz Dia do Saci.

E, se você insistir nisso, Happy Halloween para você.

E, amanhã, tenha um Feliz Dia de Todos os Santos.

E depois de amanhã, se for do seu desejo, reflita sobre seus antepassados, e sobre como você está aqui por estes dias. Afinal, depois de amanhã será Dia de Finados.

Tenha bons dias!


31/10/2012.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Bárbara Sanco partiu na Semana Santa

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos