Sylvia Kristel (1952-2012)


Sylvia Kristel (1952-2012)

.

.


Mais uma vez fui surpreendido pela notícia de um falecimento de alguém famoso pelo rádio. Dessa vez aconteceu com a atriz Sylvia Kristel, cuja notícia de falecimento ouvi nesta quinta-feira passada, pela manhã. A notícia divulgada foi que ela morreu dormindo, provavelmente em consequência de um câncer com o qual vinha lutando há algum tempo.


Sylvia Kristel se tornou famosa no mundo todo pela série de filmes "Emmanuelle", dos quais ela foi atriz principal nos quatro primeiros. Além deles teve extensa carreira cinematográfica.

"Emmanuelle" foi daqueles filmes dos quais a gente ouve falar bastante, lê bastante a respeito dele, mas nunca vê. Eu, pelo menos, nunca vi.


Quando o filme foi lançado, eu era criança demais para poder assistir. Além disso, na época de seu lançamento ele foi proibido no Brasil por um longo período de tempo. A música da trilha sonora composta por Pierre Bachelet se tornou conhecida antes. Então, a gente ouvia alguns adultos comentando, depois (talvez bem depois) lia a respeito, mas nunca houve condições para assistir o tal filme. Ou a alguma das continuações estreladas por Sylvia Kristel. Em todo caso, quando o filme chegou a ser liberado, o cartaz de divulgação se tornou uma peça icônica, e mais ou menos ubíqua.


Segundo li em alguma coluna do jornalista Elio Gaspari, e hoje (19/10/2012) o jornalista André Barcinski confirmou na Folha de São Paulo, Sylvia Kristel esteve visitando o Brasil em 1977. Era uma mulher liberal (tomou banho de sol de topless na piscina do hotel em que ficou hospedada em Brasília) em um país conservador. Seu filme que estreara nos cinemas de Paris em 1974 ainda estava censurado por aqui. E era uma poliglota, num país de monoglotas. Ela visitou o Congresso Nacional, mas, para dificultar a comunicação, infelizmente o português não era uma das línguas em que ela era fluente. Ela falava holandês (sua língua mãe), inglês, francês, italiano e alemão. E nossos congressistas eram monoglotas em sua imensa maioria, e isso num Congresso muito mais elitizado que o de hoje em dia.


A notícia de seu falecimento esteve em destaque em todos os grandes portais da internet brasileira. E eram todos praticamente iguais, o que aponta para uma fonte inicial única e comum.


Estava por aí. E se foi aos 60 anos. Em nossos dias, uma morte prematura...


19/10/2012.


Imagem: reprodução de foto de divulgação do filme Emmanuelle (1974), vista na Wikipédia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!