Uma gata mais velha e mais calma


Uma gata mais velha e mais calma

.

.

Há pouco mais de cinco anos eu registrei no meu blog anterior, o velho Voltas em Torno do Umbigo, o acolhimento aqui em casa da Ijuí, a gata que meu filho havia pego.


Cinco dias depois eu já informava que a gata estava impossível: agitada, atacando a tudo e a todos, quase sendo expulsa.


Por muito tempo a gatinha foi geniosa. Num momento aceitava um carinho, e no momento seguinte ela atacava com dentes e unhas a mão que um segundo antes ela deixava que a acariciasse.


Mas nesses últimos tempos tenho notado uma atitude diferente na Ijuí. Mais calma, menos violenta. Não consigo mais me lembrar da última vez que ela me atacou de fato. Pelo contrário, parece mais atenciosa, e desejosa de carinho. Me arrisco a dizer que tem manifestado carência afetiva. Sempre mia para mim quando chego em casa, chamando a atenção. Desejando ser observada enquanto come.


E vez por outra me surpreende, pulando no meu colo, e se aninhando por ali.


Muitos anos atrás eu costumava afirmar que detestava gatos.


Hoje já estou achando gatos quase adoráveis.



18/10/2012.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Bárbara Sanco partiu na Semana Santa

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos