Leituras na Piauí - Outubro 2012 - José Pepe Mujica, El Viejo Tupamaro


Leituras na Piauí - Outubro 2012 - José Pepe Mujica, El Viejo Tupamaro


A revista Piauí de outubro de 2012 traz um interessante perfil do presidente do Uruguai, José Pepe Mujica, escrito pela jornalista Carol Pires.
É um retrato pungente.
Para certo tipo de classe média brasileira tal presidente seria um sonho de consumo. Apesar de estar cumprindo um mandato de cinco anos como presidente do país, ele renunciou a residir no palácio presidencial, e continua morando em sua chácara, em uma casa muito simples, com apenas um dormitório, e teto de zinco.
Doa 90% do que recebe como presidente. O salário do presidente do Uruguai atualmente é algo próximo de 25 mil reais. Sendo assim, deduzimos que ele está recebendo o equivalente a 2 mil e 500 reais por mês. Para fins de comparação, eu soube há um ano atrás que um policial em início de carreira no Uruguai ganhava o equivalente a 3 mil reais.
Ele é casado com a senadora Lucía Topolansky.
Os únicos bens do casal são a tal chácara e um volkswagen fusca 1987.
O texto informa que após ser eleito presidente ele foi obrigado a começar a trajar blazer, mas continua a se recusar a colocar gravata. E, por baixo do blazer, usa puloveres puídos.
E a oposição reclama porque ele, mesmo em encontros com outros chefes de estado, calça as mesmas velhas botinas, em lugar de sapatos novos e alinhados.
Claro que, levando em consideração os tipos de comentários que se lê na Internet brasileira, sempre vai haver quem diga que isso é tudo um tremenda demagogia. Mas este é o jeito do presidente atual do Uruguai.
Carol Pires conta algumas coisas de seu período como preso político no país, durante a ditadura do país vizinho (1973-1985). A maior parte do seu período de prisão foi em solitária, e ele teve de beber da própria urina para aplacar a sede que sentia.
Sua esposa também esteve presa  e  ficou estéril de decorrência dos maus-tratos sofridos durante o período em que ela esteve detida.
Contudo, eles seguiram adiante.
Mujica defende que os generais condenados por crimes na ditadura devam cumprir suas penas em prisão domiciliar. Afinal, segundo o presidente, são todos homens muito velhos. Um pouco como ele próprio.
O texto inteiro na Piauí tem umas seis páginas. Como os textos da Piauí em geral, é um longo perfil. Mas este resumo já dá uma ideia. E em breve o texto integral deve estar disponível no sítio da revista.



12/11/2012.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!