Leituras na Piauí - outubro de 2012 - Excertos dos Diários de Susan Sontag


Leituras na Piauí - outubro de 2012 - Excertos dos Diários de Susan Sontag


Na revista Piauí de outubro de 2012 há uma seleção de trechos dos diários de Susan Sontag, que recentemente foram publicados nos Estados Unidos.
Susan Sontag foi uma escritora norte-americana que viveu entre 1933 e 2004. Sua obra é das mais importantes, e abarca uma variedade de interesses.
Os diários são comentários, reflexões sobre si mesma, reflexões sobre o relacionamento com sua mãe, sobre o relacionamento com o seu filho, sobre os relacionamentos amorosos que ela viveu.
Ela comenta o relacionamento conturbado, e competitivo com a mãe.
E declara seu amor por seu filho, David. O mesmo David esse que é o responsável pela publicação dos diários em forma de livro.
Me chamou a atenção que ela diga que não gosta de ser fotografada, nem de fotografar. O que complementa e é coerente com o que ela diz em seu livro “On Photograph”, que saiu por aqui o título “Sobre Fotografia”. O livro é bastante crítico à fotografia, e os ensaios que o compõem foram escritos antes da data de entrada no diário. Estas observações de Sontag a respeito de fotografia são datadas de 21/02/1977. Contudo, os últimos dias de vida de Sontag foram vividos ao lado de Annie Leibovitz. Fotógrafa. Uma das mais famosas e requisitadas dos Estados Unidos.
Vida complexa...


12/11/2012.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Bárbara Sanco partiu na Semana Santa

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos