Diário - filmes atrasados - comentários sumários - A Supremacia Bourne; O Ultimato Bourne


Diário - filmes atrasados - comentários sumários - A Supremacia Bourne; O Ultimato Bourne




Há alguns dias, eu havia assistido ao filme "A Identidade Bourne" e comentado sobre ele. Reputei o filme como um bom filme.


No final de semana passado, pude assistir os outros dois filmes da trilogia estrelada pelo ator Matt Damon, "A Supremacia Bourne" e "O Ultimato Bourne".


"A Supremacia Bourne" inicia com uma tentativa de compra de informações por parte de uma equipe da CIA, que é frustrada pela infiltração de de uma terceira parte, que acaba por assassinar tanto o vendedor da informação quanto o agente da CIA. Enquanto isso, Jason Bourne está com sua namorada na Índia, e sofre uma tentativa de assassinato. Com isso, ele volta a se envolver com o mundo da espionagem, e tem que lutar por sua vida.


O filme é interessante pois retoma e dá novo sentido a algumas das tramas exploradas no filme anterior ("A Identidade Bourne"). Como o primeiro filme, este tem boas cenas de ação, e bastante suspense e tensão. Continua valendo a pena. Como "A Identidade Bourne", é um bom filme.


Já "O Ultimato Bourne" me deu uma sensação daquilo que os apreciadores de desenhos animados japoneses, também conhecidos por animes, ou ainda animês, chamam de "filler", isto é, um episódio menor, em que a série televisiva "estica" alguma coisa da trama, ou inventa uma trama paralela, antes de retomar a trama principal. Neste caso, Jason Bourne quer vingança, indo atrás de quem transformou-o num matador inescrupuloso. Paralelamente, um jornalista londrino descobre uma trama de espionagem e assassinatos e começa a publicar a respeito. Logo este jornalista é assassinado. A despeito de ser um filme ainda bastante razoável, "O Ultimato Bourne" acaba por ser uma obra menor, com uma trama mais esquemática, com pressupostos que não convencem. Se havia uma boa amarração entre "A Identidade Bourne" e "A Supremacia Bourne", os laços entre "O Ultimato Bourne" e os filmes anteriores se mostram bem mais fracos. Quando comecei a assistir o filme “O Ultimato Bourne” pensei com os meus botões "é uma cilada, Bino!", reproduzindo a frase do personagem Pedro, do extinto seriado "Carga Pesada" da Rede Globo, chavão amplamente reproduzido nas redes sociais, na internet. Como eu disse, é razoável, tem boas sequências de ação, suspense e tensão, como nos filmes anteriores, mas não me convenceu. Nesse caso, convencer significa trazer alguma verossimilhança com o que poderia ser a vida real. Por exemplo, o filme "O Bom Pastor", ficção que retrata a criação da CIA logo após o final da Segunda Guerra, as conspirações em que ela se envolve, e o jogo de sombras que acaba por envolver as pessoas que trabalham na Agência. As histórias narradas no filme são bastante parecidas com a forma com que a CIA foi criada, e a maneira com que agiu. Pois bem, o Jason Bourne de "A Identidade Bourne" e de "A Supremacia Bourne" bem poderia fazer parte das equipes da CIA mostrada em "O Bom Pastor". A maneira como Bourne foi treinado, as missões para as quais poderia ser designado se encaixam perfeitamente à maneira de atuar da CIA (ou de outras agências de inteligência e ou equipes de "operações encobertas" [as tais "black operations", ou "blackblack ops"], se não quisermos ficar em apenas um país. Em todo caso, a CIA é, sem dúvida, a mais saliente de todas). E aí eu repito, "O Ultimato Bourne" se afasta um pouco, e se torna um pouco mais esquemático, com "bonzinhos" e "mauzinhos" para lá e para cá. Esta coisa de “bem” e “mal” os dois primeiros filmes borravam.


De qualquer maneira, esta atual trilogia é uma boa diversão. Se você ainda não viu, vale a pena.


17/12/2012.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Bárbara Sanco partiu na Semana Santa

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos