Diário - leituras - Tokyogaqui, um Japão Imaginado


Diário - leituras - Tokyogaqui, um Japão Imaginado


“Tokyogaqui, um Japão imaginado” é um livro celebrando o centenário da imigração japonesa no Brasil. É composto por ensaios e artigos acadêmicos sobre este, digamos, imaginário que o Japão pode exercer sobre o mundo, e sobre o Brasil em particular.
Estes artigos e ensaios abrangem uma ampla gama de assuntos: a influência do pensamento japonês nas vanguardas artísticas brasileiras, em especial na literatura e poesia; o artigo de um professor japonês que recupera as pesquisas filológicas de um dos pioneiros migrantes para o Brasil que, por meio das semelhanças entre a lingua japonesas e a lingua tupi, tentou traças origens comuns a ambas, possivelmente a partir dos povos antigos habitantes do Pacífico Sul; uma análise que compara os filmes de monstros japoneses da década de 1960 com a sociedade de consumo que estava construindo no Japão na mesma época; a arquitetura e a vida em Tóquio; o Butô e a dança, seu florescimento no Japão, e posterior influência na dança moderna no mundo, e no Brasil em particular. Dois textos sobre o cinema e o Japão: em um como o Japão é, ou era, visto no cinema ocidental; em outro, a influência do cinema produzido no Japão sobre cienastas brasileiros, em especial aqueles que eram moradores de São Paulo, e que podiam frequentar as projeções de filmes japoneses nos antigos cinemas do bairro da Liberdade.
Inclui uma série de fotografias sobre o Bairro da Liberdade em São Paulo, com suas luminárias públicas muito características, fotografias estas feitas por Hideki Matsuka.


GREINER, Christine; FERNANDES, Ricardo Muniz (organizadores). Tokyogaqui, um Japão Imaginado. São Paulo: Edições SESC SP, 2008.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!