Diário - filmes atrasados, comentários sumários - As Aventuras de Tintin, o Segredo do Unicórnio


Diário - filmes atrasados, comentários sumários - As Aventuras de Tintin, o Segredo do Unicórnio



Esses tempos pude assistir ao filme, ou à animação, “As Aventuras de Tintin” (“The Adventures of Tintin”), produção americana de 2011, que foi lançada aqui no Brasil, no início de 2012.

É uma boa diversão que traz de volta o espírito dos filmes de aventura dos anos 1930. Com certas coisas que parecem de fato filmes de antigamente, do tipo em algum momento o herói (Tintin, obviamente) receber uma rajada de balas de metralhadora, e não ser atingido nenhuma vez, e responder com um tiro de pistola e colocar fora de combate seu oponente.

No caso deste filme, Tintin é envolvido na busca de um tesouro perdido no século XVII após comprar uma miniatura de um navio numa feira de antiguidades. Assim, ele é levado pelo filme, através de tiroteios e perseguições. Tudo bastante divertido, e com humor.

E há algumas impropriedades, como em determinado ponto do filme em que um personagem do filme fala em “terceiro mundo”, termo que surgiria só após a Segunda Guerra, juntamente com a descolonização da Ásia e de África. E há também o uso de um veículo “Jeep”. Esse veículo amplamente usado pelos Aliados na Segunda Guerra só começou a ser fabricado nos anos 1940, alguns anos depois de história narrada por Spielberg. Mas tudo isso pode ser relevado.

Acredito que o filme venha a passar diversas vezes nas matinés da televisão aberta.


10/03/2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!