Lendo alguns contos por conta de um cursinho de literatura


Lendo alguns contos por conta de um cursinho de literatura



Estou fazendo um pequeno cursinho sobre literatura, o que me obriga a ler. É claro.
Tive que ler de uma sentada quatro contos. Dois de Machado de Assis, um de Edgar Allan Poe, e outro de Anton Tchékov.

Um dos de Machado de Assis é "Pai contra Mãe", que fala das dificuldades de um homem que não se fixa a ofício nenhum, e tem dificuldades para sustentar sua esposa, e um filho que vem chegando, até que uma solução surge diante dele, com efeitos dramáticos.

O outro é o famoso "Missa do Galo", em que um adolescente do interior, na Corte do Rio de Janeiro, conversa com a dona da casa em que está hospedado, enquanto aguarda a hora de ir assistir à Missa do Galo.

O conto de Edgar Allan Poe se chama "O Gato Preto", e fala de um homem que na infância era apegado aos animais de estimação, mas na idade adulta começa a ter problemas com gatos.
Por fim, o conto de Tchécov, chamado "Angústia", fala de um homem que deseja desabafar a angústia gerada pela morte prematura do filho.

Obviamente quando coloco estes resumos, tento não contar muitos detalhes, nem dizer qual é final da obra, para que quem venha a lê-los não perca o prazer e as descobertas destas leituras.

Eu não havia lido anteriormente nenhum destes contos. E não me lembro de ter lido qualquer coisa de Poe ou de Tchécov antes.



28/03/2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!