Arthur de Faria e Seu Conjunto no Café Fom Fom


Arthur de Faria e Seu Conjunto no Café Fom Fom



A gente faz duas pausas para respirar e quando vê já se passou uma semana desde aquele show a que assistimos, e sobre o qual gostaríamos de falar.

Pois na semana passada, 11 de abril, quinta-feira, fui assistir o show de Arthur de Faria e Seu Conjunto no Café Fom Fom, no que foi a primeira reapresentação desse conjunto em Porto Alegre depois de uma turnê mundial.

O conjunto musical “Arthur de Faria e Seu Conjunto” é formado por Arthur de Faria, como se poderia esperar, que toca piano e gaita (sanfona), mais Júlio Rizzo (trombone), Marcão Acosta (guitarra), Clóvis Boca Freire (baixo elétrico), Diego Silveira (bateria), Adolfo Almeida (fagote e flauta transversal) e Sérgio Karam (saxofone).

O Café Fom Fom, que fica na Vieira de Castro quase na esquina com a José Bonifácio, pertinho da Redenção estava lotado, para o show. O show começou pouco após às 21:30, e durou pouco mais de uma hora, com repertório baseado no disco “Música para Ouvir Sentado”, de música instrumental. O disco, compact disc, não vinil, inclusive estava sendo vendido no Café, ao preço promocional de R$ 10,00 , por conta do subsídio recebido haja visto o disco ser fruto de um projeto cultural patrocinado por uma empresa de produtos de higiene e beleza.

As músicas eram composições próprias do grupo, como “A Última Estrada da Praia”, “Chama Monga” (que tem este estranho nome por ser uma mistura dos gêneros musicais “chamamé” e “milonga”), “Valsa para Karina” e “Ciranda da Ajuda”, ou em domínio público, como “Tango Brasileiro”, feita pelo compositor portoalegrense Octavio Dutra, na década de 1910, cujo gênero é chamado de “tanguinho”, mas que parece um chorinho, e uma versão muito particular da tradicional “Prenda Minha”. No bis, o conjunto repetiu a execução de “Ciranda da Ajuda” a pedidos da plateia.

O tipo de música produzida pelo grupo, música instrumental, de gênero como milonga ou tango, não são de ampla aceitação pelo distinto público, mas são muito boas, assim como muito bom foi esse show.


As fotos que ilustram este texto foram prejudicadas pelo fato do fotógrafo não estar posicionado na primeira fila e pela iluminação restrita que impôs limites à câmera.


.

.Arthur de Faria, Marcão e Luizinho (proprietário do Café Fom Fom, de costas) "no aquecimento" pré-show. 
.

.Arthur e sua gaita durante o show
.



17/04/2013.

Comentários

  1. Isso deve ter sido legal. Ainda quero ver um show dele, dessa vez não deu.

    ResponderExcluir
  2. Valeu a dica lá no meu blog, mas neste fim-de-semana já estou com meu filho, então não vou poder ir.

    ResponderExcluir
  3. Não assisti ainda o Arthur de Faria e seu Conjunto. Este artigo só me faz aumentar a vontade de vê-los tocando.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!