Diário - filmes antigos - Guerra dos Mundos


Diário - filmes antigos - Guerra dos Mundos


Estes dias foi possível assistir ao velho, e de alguma maneira clássico, filme de ficção científica de 1953, “A Guerra dos Mundos” (“The War of the Worlds”).
É um filme interessante.
É impressionante que nesse filme, ambientado na sua maior parte na Califórnia onde cai um meteoro, que depois se descobre ser uma nave espacial alienígena, tenha uma população totalmente branca, tal como é mostrada no filme.
E também é curioso, que no caos mundial provocado pelo ataque dos marcianos, vários países sejam citados, mas não a União Soviética. Ou será que foi citada e eu não consegui perceber?
Pelo que pude me lembrar, a história parece bem diferente da refilmagem de 2005, de Spielberg com Tom Cruise. Aqui é um cientista nuclear, o Dr. Clayton Forrester, vivido pelo ator Gene Barry, que faz o papel principal. Não um trabalhador portuário tentando salvar sua família.
O filme “Independence Day” segue uma trajetória muito parecida com a deste filme. Se o roteirista não copiou, foi uma inspiração bem forte.
E o filme tem uma incomum visão religiosa. Além da mocinha, vivida pela atriz Ann Robinson, comentar no início do filme, que quando esteve perdida da família, se refugiou numa igreja, a solução do filme é feita por uma narração em off, onde “Deus” seria o responsável pela sobrevivência da humanidade. Que cada um veja e chegue às suas conclusões.
Vale como uma curiosidade, sobre os Estados Unidos na década de 1950.


08/03/2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Bárbara Sanco partiu na Semana Santa

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos