Diário - leituras - Elfen Lied


Diário - leituras - Elfen Lied

Estive lendo por estes dias, a série de mangás "Elfen Lied", publicada aqui no Brasil pela Panini Comics.
Os mangas foram escritos por Lynn Okamoto, e publicados no Japão no início dos anos 2000. Por conta do sucesso da série Elfen Lied, Lynn Okamoto se tornou bastante conhecido como o autor desta e de outras obras do universo mangá. Elfen Lied também foi adaptado para a televisão, gerando uma série de animes, o que aumentou ainda mais seu público.
Apesar de conhecido como um mangaká, isto é, um autor de mangás, se sabe pouco sobre Lynn Okamoto, basicamente o que ele divulga em seu
sítio na Internet, que está, como talvez se pudesse esperar, escrito em japonês. O sítio tem um ar retrô, remetendo ao velho sistema operacional MS-DOS. O sítio fala de sua obra, e lembra que ele trabalhou na Bandai, antes de estourar com Elfen Lied, e atualmente vive Tóquio. Assim, pouco se sabe sobre a vida pessoal do autor. Ele nasceu em 6 janeiro de 1971, ou seja, no momento em que escrevo faz cinco meses que ele completou 42 anos.
Elfen Lied trata do que talvez seja a evolução do homo sapiens. Em determinado momento e determinada região do Japão, começam a nascer meninas com pequenos chifres, as "dicornius". Além dos chifres, a partir dos três anos de idade, estas meninas começam a desenvolver uma estranha habilidade, os chamados vetores, basicamente uma espécie de força que emana das meninas e é capaz de matar quem elas desejem matar. Tal força, representada no mangá por braços e mãos invísiveis às vítimas, é capaz de decapitar pessoas, ou decepar braços e pernas, ou, mais sutilmente, arrebentar artérias causando hemorragias internas que levam suas vítimas à morte.
Como as personagens diclonius usam bastante este recurso, a história tem momentos de extrema violência, o que só é amenizado pela expressividade em preto e branco e pelo traço estilizado do mangá.
A personagem principal é Lucy/Nyu uma adolescente dicornius, representativa de tudo aquilo de bom e de mau que uma dicornius pode fazer à humanidade. Junto dela estão os também adolescentes Kouta, um rapaz que perdeu o pai e a irmã em circunstâncias trágicas, e Yuka, uma moça que é prima de Kouta e, secretamente, também é apaixonada por ele.
Com as principais personagens sendo adolescentes, a história também mostra manifestações de intenso sentimento. No Japão, isso significa sentimentos intensos, e intensamente reprimidos.
O mangá é destinado a jovens adultos, pois contém algumas cenas de nudez e erotismo.
Além disso, a história também explora nossas interações: rejeição, "bullying", preconceito, discriminação, pertencimento, amor, ódio. Tudo isso está na história. E mais ainda conspirações, e agências do governo japonês sobre as quais ninguém, nem o primeiro-ministro, tem controle.
"Elfen Lied" significa "Canção dos Elfos", e há um momento em que Nyu canta uma canção alemã com esse título.
Elfos são seres mitológicos, oriundos do folclore nórdico, com capacidades sobrenaturais, capazes de afetar a vida dos seres humanos, para o bem ou para o mal. Na maior parte das vezes para o mal.
Uma diversão interessante para quem gosta.


07/06/2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!