Indo a uma Sessão de Autógrafos

Indo a uma Sessão de Autógrafos



Nesta quarta-feira decidi ir à sessão de autógrafos do livro "Jango, a Vida e a Morte no Exílio", do escritor e jornalista Juremir Machado da Silva. Na verdade já faz mais de uma semana que eu havia decidido ir à esta sessão de autógrafos, o que já me levou a um engano que comentei outro dia.


Saí do meu trabalho no final da tarde e peguei uma lotação em direção à Livraria Saraiva, do Shopping Moinhos de Vento, onde a sessão deveria acontecer.


Apesar de ser o pico do trânsito do final de tarde, hoje o tráfego estava relativamente ameno. Em cerca de quinze minutos, a lotação me deixou próximo do centro comercial, e logo pude adentrar a loja. Já havia uma fila com algumas dezenas de pessoas aguardando para ter seu exemplar do livro autografado. Consegui reconhecer entre os presentes na fila a ex-deputada Luciana Genro e o jornalista José Antonio Pinheiro Machado, mais conhecido hoje como "Anonymus Gourmet". E será que aqueles outros senhores seriam o Ivan Pinheiro Machado, um dos sócios da Editora L & PM, e o colunista social Paulo Gasparotto? Não tenho certeza.


Adquirir o livro foi simples. Era possível adquirir o livro diretamente nos caixas da loja. A fila no caixa era bem menor do que fila das pessoas que aguardavam para ter seus livros autografados. Aproveitei para levar também o livro "História Regional da Infâmia", também do Juremir. Pagamento com cartão de crédito, financiado em três vezes.


Hora de entrar na fila de autógrafos, eu um entre tantos anônimos, mais aquelas pessoas notáveis que citei acima. Me chamou a atenção uma senhora que levou para registrar o momento com o escritor uma câmera fotográfica de filme. A película vive. Ainda.


Aproveitei os minutos na fila para dar uma conferida no livro. Fluido, como os textos do blogue do Juremir, embora haja um floreio aqui e outro ali. Mas me parece que será uma obra fácil de ler.


Após vários minutos chegou a minha vez de receber o autógrafo. Um rápído aperto de mãos. Uma recepção simpática do escritor. Um rápido comentário meu sobre acompanhar o blogue dele, e sobre tê-lo visto na Praça da Alfândega e no Teatro São Pedro. E estava feito. Eu tinha em mãos dois livros autografados pelo Juremir Machado da Silva. E convinha que eu fosse adiante. Apesar do empenho do autor a fila continuava com dezenas de pessoas. Havia mais pessoas na fila agora que na hora em que eu havia chegado à loja. Ou seja, acredito que ele voltará para casa com a mão cansada, mas satisfeito.


Quanto a mim, só me restava voltar para casa, carregando os livros numa sacola da livraria. Resta o desafio de quando será o momento em que me dedicarei a lê-los.



17/07/2013.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Bárbara Sanco partiu na Semana Santa

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos