José Júlio La Porta, o "Xerife da Feira do Livro de Porto Alegre"


José Júlio La Porta, o "Xerife da Feira do Livro de Porto Alegre"


.

Foto de Paulo Nunes, no Correio do Povo.
.

Os jornais de Porto Alegre dão notícia do falecimento do "xerife da Feira do Livro", o senhor José Júlio La Porta. Segundo o notíciário ele teria falecido ontem à tarde, no Hospital Nossa Senhora das Graças, no vizinho município de Canoas.
Eu nunca fui apresentado ao xerife, mas como trabalhador das imediações da Praça da Alfândega, o via com frequência, e inclusive comprei revistas na banca que a família dele ainda mantém na mesma Praça da Alfândega. Nesse meu tempo de trabalho vi a banca "caminhar". Posso estar enganado mas Júlio La Porta vendia livros e revistas, inclusive importadas num tempo em que isso não era muito comum, no início da década de 1980, numa loja que ficava na esquina da Rua Sete de Setembro com Caldas Júnior. Hoje esta loja não existe mais. Depois teve a banca que ficava na Avenida Sepúlveda, entre os prédios do Museu de Arte Ado Malagoli e do Memorial do Rio Grande do Sul. É dali a minha lembrança de comprar revistas. Depois a banca mudou para a Alameda ao lado do prédio da Caixa Federal. E no momento está na Rua da Praia, em frente à Caixa Federal. Sempre na Praça da Alfândega.
Desde que me dei conta da existência da Feira do Livro, ali pelo final da década de 1970, Júlio La Porta era o "xerife", o homem que tocava uma sineta, oficializando tanto a abertura quanto o encerramento dda Feira do Livro de Porto Alegre. No encerramento, a comitiva que fechava o evento ia distribuindo rosas pelas bancas.
Nos últimos tempos (que tempos seriam esses? contados em meses ou em anos?) era possível ver o senhor La Porta cada vez mais fragilizado, mas ainda caminhando pela Praça da Alfândega, vez por outra, ou sentado dentro da banca da família.
A notícia é que ele faleceu aos 80 anos, em decorrência de Mal de Alzheimer.
Porto Alegre perde uma personagem que de alguma maneira encarnou a sua Feira do Livro, e bem às vésperas da 59ª edição.


24/10/2013.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!