Leituras na Piauí - Setembro de 2013 - Mande Sua Chave, ou o relato de Peter Maass sobre os contatos de Edward Snowden e a documentarista Laura Poitras


Leituras na Piauí - Setembro de 2013 - Mande Sua Chave, ou o relato de Peter Maass sobre os contatos de Edward Snowden e a documentarista Laura Poitras



“Mande sua Chave” é o relato que o americano Peter Maass faz sobre a maneira como Edward Snowden revelou ao mundo um pouco das entranhas da máquina de espionagem dos Estados Unidos.
É uma reportagem bem completa, que começa mostrando as tentativas fracassadas de Snowden de estabelecer contato com o jornalista Glenn Greenwald, e depois as tentativas bem sucedidas de contato com a documentarista Laura Poitras.
A reportagem traça perfis de Grennwald e Poitras.
Mas o que fica bem estabelecido no relato de Maass é o Estado de Segurança Nacional que se estabeleceu nos Estados Unidos.
Laura Poitras foi constantemente humilhada tanto em suas partidas dos Estados Unidos, quanto em suas chegadas de volta ao pais. Com o detalhe que ela é uma cidadã dos Estados Unidos. O assédio foi constante até que Greenwald denunciou o caso no Guardian, com a concordância dela. Como era isso? Em um embarque, se revisa a sua bagagem mais que a dos outros, em uma chegada se apreende seu computador e seus dispositivos de armazenamento de dados, em uma outra chegada ela foi isolada em uma sala, com agentes federais lhe fazendo interrogatório. Coisas desse tipo.
Contam também de um ex-oficial de agência do governo que denunciou esse estado de coisas, e um dia teve a casa invadida por oficiais do FBI, e computadores apreendidos, além de armas apontadas para ele e seus familiares. E ele nunca foi indiciado por nada.
Esta é a especial denúncia da reportagem. Existem tribunais secretos, que, com base em leis secretas, podem causar todo tipo de constrangimento aos cidadãos dos Estados Unidos. Que dirá aos estrangeiros.
Laura Poitras atualmente está trabalhando em Berlim, justamente para evitar que um dia tenha a casa invadida por agentes do FBI que lhe levem embora todo seu equipamento, e seu trabalho, sem lha dar nenhuma satisfação.



22/09/2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Bárbara Sanco partiu na Semana Santa

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos