Simple Minds em Porto Alegre - Turnê "Greatest Hits +"

Simple Minds em Porto Alegre - Turnê "Greatest Hits +"


.


.

.

Era uma vez uma fria noite de primavera em Porto Alegre. Um sábado, 5 de outubro de 2013.
Pois nessa noite fria, o grupo britânico (escocês) "Simple Minds" iniciou o ciclo brasileiro de seu "tour", o "Simple Minds Greatest Hits + Tour 2013". Por Porto Alegre. As apresentações acontecem ainda em São Paulo, 8 de outubro, e em Curitiba, em 12 de outubro.
Nessa noite fria de primavera, vários quarentões e cinquentões, e também alguns jovens que descobriram a música do "Simple Minds", alguns destes jovens talvez ouvindo os discos de seus pais, estiveram no Auditório Araújo Vianna para assistir a banda. Entre as músicas cantadas esteve, "Once Upon a Time".
O Araujo não estava lotado, mas estava bem cheio.
Em seu auge, na segunda metade dos anos 1980, o grupo enchia estádios pelo mundo. Muito disso se deveu ao sucesso da música "Don't you (Forget About Me)", que esteve entre as 10 mais tocadas tanto nos Estados Unidos, quanto no reino Unido, em parte devido a ter sido incluída na trilha sonora do filme "O Clube dos Cinco" ("The Breakfast Club"), um dos filmes de temática adolescente de John Hughes, produzido em 1985. Eu ainda não assisti o filme, mas acredito que muita gente da plateia tenha assistido.
Mas tudo isso era história, quando o show iniciou, por volta de 21h05min de sábado. Lá estava James "Jim" Kerr no palco, com sua voz característica, a voz que identifica o "Simple Minds". O show iniciou com "Broken Glass Park". O cinquentão Kerr esbanjou energia cantando os hits da longa carreira da banda (mais de trinta anos). Além de Kerr, fazem parte da banda, Charlie Burchill na guitarra, Mel Gaynor na bateria, Andy Gillespie nos teclados, e Ged Grimes no baixo. O grupo contou ainda com o suporte da poderosa voz de Sarah Brown. Entre as músicas da noite, além das já citadas "Once Upon a Time" e "Don't You (Forget About Me)", "Someone, Somewhere in Summertime", e "Alive and Kicking". "Don't You (Forget About Me)" foi o auge do show, em minha opinião, e como se poderia esperar, uma vez que é a música mais conhecida do grupo. As músicas de protesto do grupo, contra o regime do apartheid na África do Sul, “Biko” e “Mandela Day” (eram músicas de protesto na década de 1980, quando Biko foi executado numa câmara de tortura do regime do apartheid, e Mandela era um preso político) não foram tocadas no show.
Surpreendentemente não houve abertura por parte de qualquer músico brasileiro. Foi uma noite para ouvir apenas "Simple Minds". Com apenas um reparo: em entrevista ao jornal Correio do Povo, Jim Kerr anunciou um show de duas horas, mas o show durou uma hora e meia com o bis.
Para quem viveu aquele tempo, foi realmente uma noite para reviver os anos 1980.



08/10/2013.


Abaixo o vídeo, um tanto tremido, de "Don't You (Forget About Me)". Coloquei outros três no YouTube.

.


.

Este é o setlist do show, graças ao saite "Setlist.fm":


1. Broken Glass Park
2. Waterfront
3. Once Upon a Time
4. Big Sleep
5. Let the Day
6. Hunter and the Hunted
7. All the Things She Said
8. I Travel
9. Glittering Prize
10. This Fear of Gods
11. Don't You (Forget About Me)
12. New Gold Dream


Bis:
13.Theme for Great Cities
14. Neon Lights
15. Someone Somewhere in Summertime
16. Sanctify Yourself
17. Alive and Kicking


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Bárbara Sanco partiu na Semana Santa

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos