Diário - Filmes - O Banheiro do Papa

Diário - Filmes - O Banheiro do Papa


"O Banheiro do Papa" ("El Baño del Papa") é uma produção uruguaia e brasileira que narra na forma de drama, um pouco da vida de habitantes da cidade uruguaia de Melo, que ganham a vida com pequeno contrabando da cidade brasileira de Aceguá, distante cerca de sessenta quilômetros, usando bicicletas.
Também narra a passagem do Papa João Paulo II pelo lugar em 1988, e mostra como isso trouxe a muitos moradores da pequena cidade uruguaia a perspectiva de melhorar sua vida através da venda de produtos a possíveis peregrinos que poderiam vir à cidade em consequência da estadia de Sua Santidade por ali.
Que eu me lembre, acho que só no "Neorrealismo Italiano" vi a pobreza retratada de modo tão cru. Não devem ser coincidência as bicicletas neste filme, que remetem diretamente ao clássico "Ladrões de Bicicleta", de Vittorio de Sica, produzido em 1948.

E eu vejo ali dois finais, um para a comunidade com o final da passagem do Papa, e outro para o protagonista e sua família. Confira.


21/11/2013.

Comentários

  1. Oi, Zé Alfredo!
    Recentemente fui surpreendida com uma reportagem sobre um passeio ciclistico em Brasília em que era mostrado o participante mais velho. O Irmão Rino chegou ao Brasil trazendo sua bicicleta e com essa mesma bicicleta participou do evento. Ele chegou ao Brasil com 20 anos e agora tem 87 anos. A surpresa é que pensei que essa pessoa tinha morrido ou retornado para a Itália. Ele era diretor de uma escola religiosa em minha cidade natal e considerado um carrasco :D
    Imagina como na Itália é costume usar bicicletas como transporte? Será que esse fato explica a presença das bicicletas no filme? Mistério...
    Um título intrigante... rs.
    Feliz 2014!

    ResponderExcluir
  2. :)
    Acho que as bicicletas estão nos dois filmes, o uruguaio-brasileiro e o italiano, como ilustração de um meio de transporte para pessoas pobres, muito pobres, em ambos os filmes.
    Embora bicicletas possam ser "cool" como parece ser o caso de Amsterdã, pelo menos como me parece representado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!