Diário - leituras - Casais Trocados


Diário - leituras - Casais Trocados



Terminei de ler "Casais Trocados", título original "Couples", de John Updike.


John Updike foi um autor profícuo, autor de dezenas de livros, entre novelas, romances, contos, poesia e ensaios.


Nesta obra, de 1968, ele retrata uma pequena cidade fictícia de Massachusetts, Tarbox, supostamente na região metropolitana de Boston. Algumas das personagens vivem em Tarbox, mas trabalham em Boston.


A obra narra basicamente o enfado de viver numa cidade de subúrbio (subúrbio no contexto dos Estados Unidos, de pequenas cidades onde pessoas de classe média vivem). Os casais de que fala o titulo são formados por pessoas nos seus vinte e tantos ou trinta e poucos anos. Tem filhos pequenos. E se frequentam formando um círculo de amigos. Eventualmente entre esses casais, outros arranjos, de amantes, se formam.


A principal personagem é Piet Hanema, um homem, pai de duas meninas, casado com Ângela. Ele é descendente de holandeses, e trabalha como empreiteiro de construção civil. Vive assombrado pela perda dos pais num acidente automobilístico. E frequenta a igreja aos domingos. E as casas das amantes durante a semana, mas não sem algum peso na consciência.


O inquietante é isso. Os personagens vivem, trabalham, bebem, bebem bastante, se traem, em uma vida basicamente insatisfatória, como pessoas que perderam suas almas. O que torna esta leitura bem triste. Mas certamente não desinteressante. Apesar dos seus 45 anos, eu diria que esta obra de John Updike mantém sua atualidade.


A história é ambientada no início da década de 1960, e muita coisa daquela época é invocada: John kennedy, Vietnã, Caso Profumo e Christine Keeler...


John Updike é um bom contador de histórias, e este é um bom livro.



UPDIKE, John. Casais Trocados (Couples). São Paulo: Editora Edibolso, 1975. Edição original de 1968.



12/10/2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!