Diário - leituras - Um Homem Célebre (Contos de Machado de Assis)


Diário - leituras - Um Homem Célebre (Contos de Machado de Assis)



Finalmente peguei para ler o pequeno volume com contos de Machado de Assis, publicado pela Editora Mercado Aberto em 1998. São seis contos, incluindo "Um Homem Célebre" que dá título ao livro.
 

"A Cartomante" é um conto sobre uma relação extraconjugal em que os amantes consultam uma cartomante para se tranquilizar que não haverá nenhum problema com esse desejo proibido.
 

"O Caso da Vara" conta a história de um rapaz que não aguenta mais a vida num internato católico, e pede a intermediação de uma viúva conhecida de seu padrinho para que seu pai aceite o abandono do internato. Quando diante de uma arbitrariedade da própria protetora, o rapaz se vê diante de um dilema.
 

"Um Homem Célebre" fala de um músico que procura arranjar tempo para a grande obra de sua vida, enquanto vai compondo músicas que lhe dêem o sustento de cada dia.
 

Em "O Espelho", que tem como subtítulo "esboço de uma nova teoria da alma humana" alguns amigos discutem... sobre a alma humana. Há uma discussão sobre as características do ser humano, e de como posições e aparências podem condicionar destinos.
 

"Pai contra Mãe" conta a história de um homem que vive de caçar escravos fugidos.É um exemplo didático dos malefícios da escravidão.
 

"Missa do Galo" conta a história de um rapaz que vem para a Capital estudar e fica hospedado na casa de um funcionário. Enquanto este funcionário trai sua esposa, na noite de Natal, enquanto aguarda o momento de ir à Missa do Galo, ele conversa com a esposa do homem.
 

São contos bons, em um livro que se lê rapidamente. Os meus destaques são “A Cartomante” e “Pai contra Mãe”.

 

25/11/2013

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!