Assistindo à Copa do Mundo de Futebol 2014


Assistindo à Copa do Mundo de Futebol 2014



A Copa do Mundo de Futebol 2014 continua acontecendo no Brasil.

Aqui em Porto Alegre, na semana passada, o Largo Glênio Peres, um tradicional ponto de encontro e passagem no Centro de Porto Alegre, ao lado do também tradicional Mercado Público, foi transformado na “Orange Square”, isto é, a “Praça Laranja”, isto porque o Largo Glênio Peres foi tomado por uma massa de torcedores holandeses que invadiram a cidade para a partida da seleção do país deles contra a Austrália. O pessoal ocupou o espaço, comeu, bebeu, cantou, dançou, fotografou e foi fotografado, confraternizou com os locais.

Depois a turma seguiu o “Caminho do Gol”, a Avenida Borges de Medeiros, em direção ao Estádio Beira-Rio. Eu não pude estar lá, mas pelas fotos foi bonito de se ver.

A Holanda venceu a Austrália por três a dois, num jogo em que parece que sofreu mais do que para vencer a atual campeã Espanha dias antes.

De quebra, a seleção australiana fez um dos gols mais bonitos do torneio até agora. Um golaço de Tim Cahill da entrada da área, chutando de primeira uma bola que lhe tinha sido cruzada.

Por falar em Espanha, a Fúria foi eliminada precoce e surpreendentemente, após sofrer duas derrotas seguidas. Levou uma goleada da Holanda, e depois perdeu para o Chile por dois a zero.

A maior surpresa até agora tem sido a Costa Rica, que venceu o Uruguai de virada, e hoje (20/06) venceu a Itália, e se tornou a primeira classificada num grupo chamado “da morte”, que tinha três campeões mundiais, além do Uruguai e da Itália, a Inglaterra, e mais um “time sem tradição, que deveria fazer figuração”. O figurante já despachou uma das campeãs para casa, a Inglaterra, mesmo sem jogar com ela. Na próxima rodada, Uruguai e Itália decidem que continua e quem volta para casa nesse grupo da morte.

A Inglaterra jogou belamente contra a Itália e contra o Uruguai. E perdeu para ambos. Futebol…
O Uruguai que perdeu na primeira rodada para essa surpreendente Costa Rica, fez uma partida contra a Inglaterra em que o time foi todo coração. Venceu os ingleses por dois a um numa partida empolgante e cheia de emoção. No final os uruguaios comemoraram, embora ainda nem estivessem classficados para as oitavas de final.

Hoje também a França goleou a Suiça por cinco a dois.

A Alemanha havia vencido Portugal por quatro a zero, e  joga neste final de semana contra Gana.

Neste momento a Colômbia também já está classificada, fazendo boa campanha.

A Argentina venceu a Bósnia por dois a um, e joga contra o Irã também neste final de semana.

De tudo que vi até agora, a Alemanha, a Holanda e a França são grandes candidatas ao título. A Argentina vem bem mais atrás, embora mantenha chances por conta de sua tradição e de Messi.

O Brasil é sempre candidato, ainda mais jogando em casa, mas o time parece mais fraco que os europeus citados acima. Se ganhar será mesmo pelo coração na ponta da chuteira, e eu imagino jogos de superação para conseguir o título.

E veremos até onde a Costa Rica conseguirá ir. Por enquanto tudo é festa em San José.

Belo futebol. Torcidas animadas. Empolgante uma Copa do Mundo por aqui.



20/06/2014.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!