Copa do Mundo 2014 - Argentina, capital: Porto Alegre

Copa do Mundo 2014 - Argentina, capital: Porto Alegre



Domingo passado fui novamente fazer a “rota do Beira-Rio”, isto é, saí de minha casa na zona norte, para ir ver como estavam as coisas em torno do estádio Beira-Rio, no segundo final de semana em que Porto Alegre recebe jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2014.

Peguei o mesmo ônibus transversal da Carris que eu havia pego na semana anterior, e que me deixou no Shopping Praia de Belas. Do shopping fui à Praça Itália, que novamente estava com helicópteros da Brigada Militar "estacionados". Claro, atraindo muita atenção do público. Só durante uma Copa do Mundo de Futebol, ou seja muito raramente, é possível chegar perto assim de um helicóptero. Ou de dois como era o caso ali.

E novamente me caminhei pela Borges de Medeiros, "o Caminho do Gol", em direção ao estádio. Muita gente indo, muita gente voltando. Já era próximo do horário do jogo, 16 h. O jogo era entre Argélia e Coreia do Sul, aparentemente um dos jogos mais fracos que a Copa teria a oferecer, uma vez que estas duas seleções não têm muita tradição no futebol.

E novamente o perímetro de isolamento do estádio estava no viaduto Dom Pedro I.

Mas havia coisas diferentes. Havia ainda mais policiamento que na semana anterior. Havendo inclusive um pelotão do choque e uma tropa de cavalaria junto aos acessos. O conjunto de socorro, uma série de ambulâncias e um helicóptero-ambulância, estava no Parque Marinha, bem próximo ao acesso, em lugar de uns 800 metros adiante, perto da orla do Guaíba.

E havia a presença dos argentinos.

Porto Alegre deve receber uma partida da Argentina nesta quarta-feira, 25 de junho. Nesse dia, o escrete argentino deve enfrentar a seleção nigeriana.

Porto Alegre é a capital mais ao sul do Brasil. Está situada mais perto de Buenos Aires, do que do Rio de Janeiro. E isso é Buenos Aires. Há outras cidades ainda mais próximas de Porto Alegre. E como muita gente, brasileiros incluídos, a Copa do Mundo é uma oportunidade, talvez única em uma vida, de estar perto de onde a Copa do Mundo se realiza. Porto Alegre é muito mais perto que Joanesburgo ou Munique, por exemplo, para pensar nos locais das mais recentes Copas.

Assim, neste domingo já havia muitos argentinos próximos do acesso ao Beira-Rio. Havia argentinos indo e vindo ao longo do "Caminho do Gol".

E o local da "Fan Fest FIFA". Na semana passada ele estava relativamente vazio. Não digo vazio, mas ele estava folgado. Neste domingo, não. A "Fan Fest" estava lotada. Lotadaça! Praticamente todo o cercado lotado, e a Avenida Beira-Rio, em frente, tomada de gente. Nem me aventurei a me aproximar...

Pude ver que o Rebocador Tritão da Marinha Brasileira estava novamente ancorado ao largo da desembocadura do Arroio Dilúvio. É como eu disse, nunca estivemos tão seguros em Porto Alegre, como neste Copa do Mundo. Provavelmente nunca mais estaremos no futuro também.

A Argélia venceu a Coreia do Sul por quatro a dois, para quem esperava um jogo dos mais fracos da Copa do Mundo, foi um show de gols.

Próximo do final do horário do jogo, como eu estava sozinho, resolvi ir ao Centro da cidade para pegar condução de volta para casa. Peguei a Borges, e segui o "Caminho do Gol".

Como eu gosto de fotografar, fui fazendo os meus disparos, tão discretamente quanto eu consigo.

Lá pela altura da esquina da Jerônimo Coelho, um rapaz, que estava com a namorada, caminhando em sentido contrário ao meu, me encarou, tipo tentando puxar assunto. Eu perguntei se eles queriam que eu tirasse uma foto deles. O rapaz disse que sim. Eu concordei e perguntei como poderia mandar a foto para eles. A menina me forneceu um e-meio. Ela disse se chamar Paola Rodrigues Assis, e me forneceu um e-meio. Infelizmente o e-meio que anotei retornou como não existente. Quem sabe algum leitor reconhece o casal (e seu amigo metido)? (confira abaixo)

.

.

Voltando aos argentinos, eles estão entre nós.

A imprensa, amparada em cogitações da segurança pública estadual, ventila números sobre quantos argentinos estariam em Porto Alegre para acompanhar Argentina versus Nigéria. Os números começam em 30 mil, a quantidade de argentinos com ingresso para o jogo, pula para 80 mil, 90 mil, 120 mil, e até 200 mil argentinos em Porto Alegre. Números tão disparatados parecem de fato  puro chute.

Há o medo de arruaças. Um número incerto de argentinos foi impedido de viajar ao Brasil por alegado envolvimento com torcidas organizadas violentas, os tais "barras-bravas". O noticiário havia falado de uma briga na noite em Belo Horizonte.  Até agora esses temores não se concretizaram em Porto Alegre. Nada de muito grave foi noticiado. Felizmente.

Por enquanto ficamos com o pitoresco, como um pequeno grupo de sete homens que veio da cidade de Mendoza num ônibus 1971. E pessoas vindo de automóveis, vans, até de avião, para Porto Alegre. Dormindo em hoteis, mas também ao relento, ou dentro dos automóveis.

E nessas segunda e terça era possível vê-los pela cidade. Sozinhos, em pares, ou em pequenos grupos. Com camisetas da seleção argentina, mas também com camisetas do Boca Juniors e do Estudiantes. Com seu espanhol tão característico.

Não creio que realmente venham 200 mil. Acho que nem 100 mil. Mas sejam quantos forem, é possível vê-los e ouvi-los. Estão em Porto Alegre. E Porto Alegre parece um pouco transportada para a Argentina.

24/06/2014. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!