Diário - cinema - No Limite do Amanhã


Diário - cinema - No Limite do Amanhã




“No Limite do Amanhã” (“Edge of Tomorrow”, Estados Unidos, 2014) é um filme sobre um recruta que é convocado a lutar contra invasores extraterrestres, e, a cada vez que morre em ação, volta para a manhã do dia anterior.



No caso, esse recruta é Tom Cruise, na pele do ex-major William Cage. Cage é um oficial, especializado em relações públicas, que não aceita ser designado para acompanhar tropas que deverão invadir o território da França, onde estão os alienígenas, a partir da Grã-Bretanha. Ao se recusar, ele é rebaixado, e obrigado a ir para o combate como soldado de infantaria.



E logo que ele é deixado no solo da Normandia, ele morre logo após enfrentar um dos aliens que enfrentam os humanos na praia. Contudo, em lugar de permanecer morto, ele desperta no dia anterior ao de sua morte, recebendo suas ordens como recruta.



O filme faz pensar: o que você faz se está destinado a viver o mesmo dia várias vezes? Tenta corrigir o que fez errado? Tenta evitar que algo mau aconteça com alguém ao seu redor? Como lidar com isso?



O recruta Cage tem que fazer de novo, e tentar acertar na próxima vez. Ele é auxiliado pela sargento Rita Vrataski, papel de Emily Blunt, uma heroína na guerra contra os alienígenas.


É um filme curioso, que fala em batalhas na França, no ano em que se completam os 100 anos do início da Primeira Guerra Mundial, e os 70 anos do Dia D. O ataque à Normandia evoca claramente o Dia D, e também as imagens do filme “O Resgate do Soldado Ryan”.



E a sargento Vrataski é a heroína de uma certa “Batalha de Verdun” contra os alienígenas, uma batalha que deu novas esperanças aos humanos contra os aliens. Verdun foi o local de uma batalha em que os franceses conseguiram resistir a uma tentativa de avanço alemão no front ocidental.



É curioso também que no filme, ocidentais(americanos principalmente), russos e chineses estão lutando lado a lado, contra um inimigo comum. Exatamente como aconteceu na Segunda Guerra Mundial.



Um filme divertido e interessante, mas com um final que não me convenceu.


08/06/2014.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Bárbara Sanco partiu na Semana Santa

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos