Diário - cinema - Transformers, A Era da Extinção


Diário - cinema - Transformers, A Era da Extinção



"Transformers, A Era da Extinção" é o quarto episódio da série de filmes iniciadas em 2007, com os robôs que se transformam em automóveis, caminhões, aviões,equipamentos eletrônicos e qualquer coisa que a imaginação humana possa conceber.


Neste episódio, alguns anos após a destruição de Chicago mostrada no filme anterior (“Transformers, O Lado Oculto da Lua”), os transformers, tanto os autobots quanto os decepticons, estão sendo caçados, mortos, digamos assim, e reciclados, por uma agência de segurança americana, com a ajuda de um transformer que pode se transformar em um canhão. Os autobots estão foragidos e escondidos.


É nesse ambiente que Cade Yeager, personagem encarnado por Mark Wahlberg, um inventor fracassado do Texas acaba por encontrar e reativar o líder dos autobots, Optimus Prime.

E aí temos a desculpa para batalhas, explosões,  e perseguições que tornam esse tipo de filme diversão garantida.


Este filme tem algumas particularidades, por exemplo, a troca do protagonista, de Shia Labeouf para Mark Wahlberg, já torna o filme uns 50% melhor.


A presença da CIA, com a equipe de extermínio de transformers torna o filme mais sombrio e adulto. Assim como Labeouf, neste filme não temos a atuação cômica de John Turturro, como um atrapalhado agente do governo americano.


E temos Stanley Tucci como o empresário Joshua Joyce, cuja indústria recicla os transformers. Tucci é sempre um ótimo ator coadjuvante.


Apesar do diretor Michael Bay ainda usar trilhas sonoras grandiloquentes e abusar de câmeras lentas, ele está usando os recursos com um pouco mais de moderação.


Por fim, e não menos importante, temos a presença do dinobots, isto é, robôs imensos que se transformam em dinossauros.


Além disso, o filme tem coprodução chinesa, o que faz com que parte das filmagens seja em Hong Kong (ou, pelo menos, pareça ser em Hong Kong) e que os chineses não façam má figura quando em cena.


Ainda: logo no início do filme ficamos sabendo que os dinossauros não foram extintos pela queda de algum meteoro na Terra há milhões de anos, como é comumente divulgado, mas porque alienígenas bombardearam o planeta para a produção do mineral raro ou liga "transformium".


Filme divertido, apesar das mais de duas horas e meia de projeção.


E pensar que tudo isso começou com uma fábrica de brinquedos - a Hasbro - que criou os robozinhos que se transformavam em veículos, e depois produziram umas animações para crianças, e aqui estamos...


24/07/2014.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!